Rota Germânica do Rio Pardinho




A Rota Germânica do Rio Pardinho (Sinimbu – Santa Cruz do Sul) é uma viagem de volta ao passado, onde a cultura alemã mantém viva suas belezas e particularidades como tradição. A região preserva a arquitetura, a gastronomia, o artesanato e os hábitos e costumes originais dos colonizadores alemães. O nome tem sua origem no rio que percorre os dois municípios.


Veja a seguir as atrações:

Sinimbu:

Igreja Nossa Senhora da Glória
Sua construção iniciou em 1927. Trata-se de um suntuoso templo em estilo gótico. A planta foi projetada pelo arquiteto Simão Gramlich. É uma das mais belas igrejas deste estilo no Estado.
Telefone paróquia: (51) 3708-1132

 

Artehaus
Na Artehaus, o turista encontra trabalhos artesanais com a ótica germânica.
E-mail: m.artehaus@hotmail.com
Telefone: (51) 3708-1510


Malharia e Artesanato Sinimbu
Malhas e trabalhos de artesãs com enfoque germânico são os atrativos na Malharia e Artesanato Sinimbu.
Telefone: (51) 3708-1700


Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Construída após uma inspiração divina que o padre Edmundo Reckziegel teve para homenagear a santa. É um local aprazível para visitação e reflexão, pois é rodeada por uma natureza exuberante, ideal para repouso.
Telefone: (51) 3708-1132


Igreja Evangélica de Sinimbu
A construção da Igreja Evangélica de Sinimbu foi iniciada em 1939 e inaugurada em 27 de novembro de 1949. O engenheiro Otto Hermann Menchen foi o responsável pela planta da igreja que hoje é um dos mais belos templos do município.
Telefone: (51) 3708-1046


RPPN UNISC
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Unisc é uma gleba de 385 hectares, que conta com áreas destinadas à preservação e também para a pesquisa, projetos de educação ambiental e atividades de ecoturismo.
Site: www.unisc.br/rppn/
Contato: Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional
Telefone: (51) 3717-7310
E-mail: rppn@unisc.br

Santa Cruz do Sul:

Barragem de captação do Lago Dourado
No local são captados 500 litros de água por segundo do Rio Pardinho que são transportados por adutora até o Lago Dourado, a cinco quilômetros de distância.
Telefone: (51) 3711-5617


Mosteiro da Santíssima Trindade
No local são realizadas atividades de artesanato, restauração de imagens, fabricação de licores e geléias, confecção de velas decorativas, ilustração de textos e mensagens, além de assessoria a retiro e encontros de aprofundamento em liturgia e espiritualidade.
Site: www.mosteirotrindade.com.br
Telefone: (51) 3715-2870, ramal 220.


Igreja Imigrante
Mais antiga igreja evangélica do Estado, datada de 1866, foi construída em pedra grês por pessoas da própria localidade. Tem seu púlpito esculpido em madeira. Não bastassem seus atributos particulares, mantém-se conservados, ao lado da igreja, o cemitério que abriga lápides com escrituras em alemão, pertencentes aos primeiros imigrantes.
Telefone: (51) 3704-5133


Cucas Gressler
A Kuchenhaus comercializa cucas, além de tortas, rocamboles, bolachas, pão caseiro, schimier, linguiça, entre outros produtos.
Telefone: (51) 3704-5035


Restaurante Verde Vale
Neste local o visitante pode experimentar a culinária típica alemã, dentre algumas especialidades, como a galinha recheada, a tripa grossa, a linguiça cozida, eisbein (joelho de porco) e pernil de porco. Serve também diversos pratos e sobremesas. A culinária típica alemã é servida sábados, domingos e feriados.
Telefone: (51) 3704-5156