O governador do Estado, Eduardo Leite, esteve em Santa Cruz do Sul nesta quarta-feira (18/02) para a inauguração da Escola Estadual José Mânica. A solenidade reuniu lideranças regionais e autoridades municipais.
Representando o Município, o prefeito de Sinimbu, Wilson Molz, o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, Vanderlei Frederich, e o assessor Gilberto Klein participaram do ato e aproveitaram a oportunidade para encaminhar demandas prioritárias ao Governo do Estado.
Entre os pleitos apresentados está o pedido de apoio e auxílio no andamento de projetos cadastrados junto aos programas estaduais, com destaque para o projeto de pavimentação asfáltica na localidade de Linha Alto Sinimbu. A via está situada em área de domínio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER/RS).
A proposta prevê a continuidade da pavimentação no trecho já contemplado pelos Programas Pavimenta I e Pavimenta II, abrangendo aproximadamente oito quilômetros adicionais, até a ligação com a ponte atualmente em construção pelo Governo do Estado sobre o Arroio Marcondes.
O projeto executivo foi integralmente elaborado pelo Município de Sinimbu e entregue à Casa Civil em outubro de 2025, na presença do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, e do diretor-geral do DAER, Luciano Faustino. A parceria proposta para execução da obra, incluindo a recuperação das margens da via — danificadas pela enchente de abril de 2024 — totaliza aproximadamente R$ 19.691.936,65. O projeto também foi encaminhado para avaliação conforme os critérios estabelecidos pelo Fundo do Plano Rio Grande.
De acordo com o prefeito Wilson Molz, a pavimentação representa um avanço estratégico para o desenvolvimento do Município. “Estamos tratando de uma obra estruturante, que vai conectar Sinimbu à RSC-153, fortalecer o escoamento da produção local, incentivar o turismo e garantir uma rota alternativa de acesso, fundamental especialmente em situações de emergência. Nosso objetivo é dar continuidade a esse projeto que já está pronto e protocolado, aguardando a análise e o apoio do Estado”, destacou o prefeito.
Além de impulsionar o desenvolvimento econômico regional, a execução da obra deve ampliar as possibilidades de investimento e reforçar a integração entre os municípios, consolidando Sinimbu como importante polo produtivo e turístico do Vale do Rio Pardo.