Sebrae capacita professores e Sinimbu dá um novo passo rumo à Educação Empreendedora


Publicado 11/02/2026 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo


Autonomia para tomar decisões, criatividade para inovar, iniciativa para agir, responsabilidade coletiva e coragem para transformar desafios em oportunidades. Essas são algumas das principais habilidades que a Educação Empreendedora desenvolve nos estudantes e que passam a ganhar força na rede municipal de Sinimbu com a implantação do JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

Às vésperas do início do ano letivo de 2026, o município reafirma seu compromisso com uma educação inovadora, conectada com o presente e projetada para o futuro. Desde 2025, Sinimbu integra o Programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae, atuando em quatro eixos estratégicos: gestão pública, desburocratização, compras públicas e educação empreendedora. É neste último que a transformação começa a se consolidar dentro das escolas.

Nos dias 9 e 10 de fevereiro, professores e assessores pedagógicos dos Anos Finais participaram de uma capacitação intensiva para aplicação do JEPP já neste primeiro semestre letivo. Foram habilitados os docentes e  assessores pedagógicos das EMEFs Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Fátima, Guararapes e Carlos Boettcher Filho, escolas de ensino fundamental completo que agora passam a integrar oficialmente a proposta em suas práticas pedagógicas.

A formação foi conduzida pelo consultor do Sebrae, Altamir Antonio Bernardes, com acompanhamento da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e da secretária Anita Ana Weigel Brandenburg. Durante os encontros, os profissionais aprofundaram os fundamentos do programa, vivenciaram metodologias ativas e experimentaram a construção de projetos alinhados à realidade local e comunitária.

Sustentado nos quatro pilares da educação propostos pela Unesco — aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser — o JEPP promove um ciclo de aprendizagem vivencial que integra competências pessoais, sociais, produtivas e cognitivas. A proposta coloca o estudante no centro do processo, estimulando o protagonismo juvenil e fortalecendo a intencionalidade pedagógica do professor.

Com temáticas contemporâneas organizadas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, cada professor habilitado contará com material estruturado para aplicação em sala de aula, enquanto os estudantes receberão livros específicos que darão suporte às atividades. “Queremos que nossos estudantes desenvolvam um olhar atento ao seu entorno, reconhecendo oportunidades de inovação e compreendendo que suas ideias têm valor e impacto. Assim, desde já, pedimos o apoio das famílias de nossos estudantes”, destaca a secretária Anita.

Já o resultado desse movimento poderá ser visto por toda a comunidade, porque mais para o final do ano, cada escola promoverá sua própria mostra de trabalhos, abrindo espaço para que familiares e comunidade conheçam os projetos desenvolvidos ao longo do percurso. As iniciativas criadas e consolidadas no JEPP terão lugar de destaque, evidenciando o talento, a criatividade e o compromisso dos estudantes da rede municipal, reforçam a assessoria e coordenação pedagógica da rede municipal.