Venâncio Aires sedia encontro mensal Alfabetiza Tchê


Publicado 18/12/2025 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag


A cabana do café colonial de Ledi Maggioni, de Linha Arroio Grande, no município de Venâncio foi o local preparado pela equipe da Secretaria de Educação do município, dirigida pelo Secretário de Educação Emerson Elói Henrique para acolher articuladores municipais Renalfa, coordenadores e subcoordenadores do Programa Alfabetiza Tchê de dezoito municípios de abrangência da 6ª CRE, para o último encontro presencial de 2025, na manhã de ontem, 17 de dezembro.

As boas-vindas foram por conta das representantes da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização e do Programa Alfabetiza Tchê, Elisabete Malmann e Daiani Rech e Sheila R. G. Schurer e coordenador regional do Programa Alfabetiza Tchê, Leonardo Souza, conjuntamente com a articuladora Renalfa de Venâncio Aires e coordenadoras do Alfabetiza no município.

E para completar a acolhida, todos foram surpreendidos pelas Música “Aleluia”, cantada pela aluna do 1º ano da EMEF Cidade Nova com o acompanhado do professor no violino. Na sequência alunas do grupo de danças da EEEM Crescer, além da declamação de um lindo poema, cuja letra foi composta em homenagem a todos os participantes do Programa Alfabetiza. E, ainda a encantante contação de histórias realizada pela professora de Educação Infantil da rede de Venâncio, Fernanda Brandt, a partir do enredo Sopa de Letrinhas.

Na sequência da manhã, cada município recebeu uma placa de reconhecimento pelo empenho, envolvimento e dedicação de cada educador ao longo do programa.  De Sinimbu, a articuladora municipal Renalfa, Daiane I. Rech e a coordenadora do Programa Alfabetiza Tchê, Fátima T. W. Bohnen receberam o destaque concedido a rede municipal.

Por fim todos confraternizaram com um café almoço, servido pela dona Ledi, com um saboroso cardápio e com grande variedade de doces e salgados. Momento celebrativo de encerramento que reafirma o compromisso coletivo com a alfabetização, na missão de garantir uma educação de qualidade e transformar vidas por meio do conhecimento, destaca Daiane e Fátima.

O Programa Alfabetiza Tchê é um movimento que vem fortalecendo-se no território gaúcho, desde 2022, e que ganhou ainda mais impulso com o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada - CNCA em 2023, a partir do trabalho coletivo, do compromisso compartilhado e da certeza de que ninguém caminha sozinho quando o propósito é transformar vidas na Educação, por meio da Alfabetização. “Porque o Alfabetiza Tchê somos todos nós. Somos cada educador que acredita, cada estudante que aprende, cada família que apoia e cada comunidade que se envolve. Encerrar o ano e ver nossas crianças alfabetizadas é a mais desejada demonstração do direito à educação garantido e celebrado por todos nós”, ressalta a coordenação da Secretaria Municipal de Educação.