O início de dezembro foi marcado pelo protagonismo e criatividade dos estudantes do 5º ano da EMEF Nossa Senhora da Glória, que deram um verdadeiro show na área da Computação. As turmas apresentaram, de forma totalmente autônomas, as cenas e animações desenvolvidas no Scratch, plataforma de programação visual, para os alunos do 4º ano, professores, diretora Claisi Goetze, Assessora Pedagógica Rosália Henn e representantes da coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Anita Brandenburg e Daiane Rech.
O projeto “Robótica na Escola com Scratch” é desenvolvido desde 2021 pela professora de Informática, Leonara Valsi Pereira dos Santos, e envolve semanalmente as turmas dos 5º anos da EMEF Nossa Senhora da Glória. Em 2025, ele foi acompanhado pelas Professoras Carolina Muller (5º A) e Diane Inês Thomé Henn (5º B).
Ao longo do ano letivo, os estudantes exploraram conceitos de robótica, pesquisaram sobre robôs, criaram algoritmos e desenvolveram personagens e cenários originais para suas produções digitais.
O Scratch, plataforma gratuita e amplamente utilizada na iniciação à programação, permite a criação de projetos multimídia de forma lúdica e intuitiva, estimulando o pensamento computacional, a criatividade e a resolução de problemas.
O estudante Regis Boettcher Filho, do 5º ano B, compartilhou sua empolgação:
“participei do projeto de robótica e gostei muito, porque ensina algo novo, mostra como criar um algoritmo e adorei a parte de fazer os comandos do robô que a gente criou. Fiquei muito feliz em ter a oportunidade de participar dessas aulas e só tenho a agradecer à profe Leonara.”
Aluna do 5º ano A, Rafaella Lersch, ainda complementa “esse projeto foi maravilhoso! Aprendi que podemos criar robôs e imaginar inúmeras possibilidades, mas que eles devem sempre ser pensados para fazer o bem e não causar nenhum mal à humanidade. Tudo o que aprendi será muito importante para as minhas aulas de computação no próximo ano.”
A professora Leonara finaliza destacando o envolvimento e entusiasmo dos alunos: “eles demonstram muita curiosidade pelos conhecimentos e desafios propostos e se dedicam ao máximo até o final do projeto. Ter esse contato com a computação ainda nos anos iniciais na escola pública favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, melhora o desempenho em outros componentes curriculares e contribui para a vida, ampliando a capacidade de organização e resolução de problemas.”