Instituto Crescer Legal prorroga inscrições do Programa de Aprendizagem Profissional Rural até 2 de novembro


Publicado 29/10/2025 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag


O Instituto Crescer Legal prorrogou até 2 de novembro o prazo de inscrições para o Programa de Aprendizagem Profissional Rural. A iniciativa oferece oportunidades a adolescentes das localidades próximas do centro de Sinimbu, uma vez que está prevista uma turma na EMEF Glória,  em 2026.

O curso é voltado a adolescentes de 14 a 17 anos (14 anos completos até janeiro de 2026) que estejam cursando o ensino regular (a partir do 5º ano do Ensino Fundamental) ou que já tenham concluído o Ensino Médio. É necessário ser oriundo de família de produtores ou trabalhadores rurais, residir nas localidades abrangidas e ter disponibilidade no turno do curso em 2026.

As inscrições podem ser realizadas até 2 de novembro pelo link bit.ly/3SgGdeu, ou diretamente no site www.crescerlegal.com.br/programa-aprendizagem, ou ainda na EMEF Nossa Senhora da Glória, local em que ocorrerá o curso de 2026.

FORMAÇÃO COM FOCO EM PROTAGONISMO E EMPREENDEDORISMO RURAL:
O programa é realizado em cooperação com os municípios, por meio das Secretarias Municipais de Educação, que viabilizam o transporte e alimentação aos participantes, além de cederem espaço físico para as atividades. A turma terá cerca de 20 vagas, e o curso será realizado de março a dezembro de 2026, no turno inverso ao da escola, com quatro horas diárias de atividades teóricas e práticas (total de 800 horas), aliando qualificação profissional e renda.

Durante o período, os jovens são contratados como aprendizes por empresas associadas e apoiadoras do Instituto e recebem remuneração proporcional às 20 horas semanais, conforme a Lei da Aprendizagem. O conteúdo do curso inclui análise de propriedades rurais, diagnóstico municipal e regional, estudos de arranjos produtivos locais e elaboração de projetos de gestão e empreendedorismo, com a participação das famílias e comunidades. Também estão previstas saídas técnicas, viagens de estudo e seminários.