A tarde da última quinta-feira, dia 16 de outubro foi muito bem preparada pelos alunos e professoras da EMEF Adolfo Boettcher para apresentarem, de forma dinâmica e muita divertida, suas vivências e práticas conscientes, por meio de jogos e divertimentos construídos durante o ano, acerca da Educação Financeira, uma vez que a Escola aderiu a esse Programa, oferecido pela Fundação Sicredi e apoiado pela Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo.
A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Daiane Inês Rech, Anita Weigel Brandenburg e Fátima Wink Bohnen, acompanhadas da analista do Programa junto ao Sicredi, Daniela Ruppenthal, apreciaram as apresentações da turma. Inicialmente, alguns estudantes narraram oralmente algumas histórias infantis estudadas, cujos personagens em seus enredos estiveram envolvidos em situações desafiadoras incluindo economia, desperdício, orçamento, despesas, dívida, desejo, necessidade e tantas outras questões mais.
Posteriormente, os alunos convidaram os visitantes para conhecerem a sua sala de aula. Organizados em grupos, cada um ficou responsável por explicar um jogo confeccionado, seja de mesa, de tabuleiro, individual, coletivo, focando na transversalidade da temática, ou seja, integrando a Educação Financeira em diversas áreas do conhecimento, não apenas na Matemática, mas sim no desenvolvimento de competências financeiras para a vida, cidadania e projeto de vida dos alunos através de simulações e desafios que promovam consumo consciente, planejamento, autonomia e pensamento crítico sobre o dinheiro, tornando o aprendizado mais dinâmico, lúdico e prático.
A diretora e professora Maria Henn, a professora Marinês Rauber, a monitora Josênia de Oliveira e a servente Jaqueline Lara, todas elas, considerando as suas atribuições diárias na Escola, incentivam e inspiram a turma ao convívio, evitando desperdícios de materiais, consumir somente o necessário nas refeições, colaborar no cuidado com a organização do espaço escolar, economizar energia e água, contribuir no cultivo da horta, enfim, inúmeras iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável.
A turma também relatou do sonho de longo prazo, a ser realizado no final deste ano, com a ajuda do Círculo de Pais e Mestres da Escola. Todos relataram que tiveram que apender a economizar para alcançar o objetivo traçado.
A professora Maria Henn conta que, “tenho como meta assuntar a Educação Financeira constantemente, estou trabalhando com as crianças no dia a dia, é que a Educação Financeira é uma forma de buscar conhecimentos sobre como lidar com o financeiro, tomar decisões conscientes, por meio do aprendizado sobre como ganhar, gastar e poupar dinheiro,” evidencia Maria.