Na última quarta-feira, 8 de outubro, professores do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e Assessoria Pedagógica participaram de mais uma importante formação continuada promovida pelo Programa Alfabetiza Tchê, iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O encontro, realizado em regime de colaboração entre Estado e Município de Sinimbu, tem como foco principal o fortalecimento das práticas pedagógicas para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano.
A atividade foi conduzida pela formadora municipal Diana Aline Dorfey, com suporte da articuladora municipal RENALFA, Daiane Inês Rech, da coordenadora municipal do Programa, Fátima Wink Bohnen, e da coordenadora pedagógica da SMECT, Anita Ana Weigel Brandenburg.
Durante a formação, os professores estudaram e discutiram os conteúdos do material elaborado pela professora doutora Patrícia Camini (UFRGS), referência nacional na área da alfabetização. O documento aborda temas fundamentais, como a apropriação do princípio alfabético; fases do desenvolvimento da leitura; fluência e compreensão leitora; gêneros textuais na alfabetização; avaliação e planejamento pedagógico.
A proposta destaca a importância de compreender as diferentes fases do processo de alfabetização, respeitando os ritmos individuais das crianças e oferecendo estratégias diferenciadas para garantir avanços significativos na leitura e na escrita.
Com o tema da leitura em destaque, não poderia faltar o momento de leitura deleite (a prática de ler pelo prazer). A história “Girassol quer sol”, de Jane Prado, foi apresentada de forma envolvente pela Daiane, iniciando com a música “Dá tua mão”, do grupo Palavra Cantada, que ajudou a criar um clima acolhedor e preparou o público para a contação. Em seguida, a narrativa ganhou vida com o uso de um avental e fichas ilustradas com textos e imagens da história, enriquecendo a experiência de leitura.
Para a Coordenação Pedagógica da SMECT “o Programa Alfabetiza Tchê nos fortalece como rede, pois promove unidade nas práticas e clareza sobre os objetivos que queremos alcançar. Trabalhar juntos é a chave para que nenhuma criança fique para trás. Cada professor sai deste encontro com ideias e propostas concretas para aplicar em sala de aula, tornando a aprendizagem mais significativa e aproximando o conteúdo da realidade dos alunos.”
A parceria entre Estado e Município reforça o compromisso da educação pública em Sinimbu com a aprendizagem dos estudantes, investindo na formação continuada dos professores e na qualificação das práticas pedagógicas. Ver a dedicação e o engajamento dos educadores de Sinimbu é motivo de grande orgulho.