Deutsches Koloniefest celebra a cultura e a tradição germânica em Sinimbu


Publicado 21/07/2025 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag


O Município de Sinimbu, através da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, festejou ontem, dia 20, a Deutsches Koloniefest, um evento que busca resgatar e valorizar a cultura germânica local. A programação festiva aconteceu junto ao salão da Comunidade Luterana de Alto Sinimbu, sede da Sociedade de Damas Unidas.

Durante o evento, 16 Sociedades de Bolão de Mesa protagonizaram a abertura do 6º Torneio Municipal de Bolão de Mesa. Além da etapa de abertura durante a Deutsches Koloniefest, estão previstas etapas no dia 16 de agosto. 13 de setembro e 1º de novembro, junto a sede de Sociedades participantes. A grande final do Torneio acontece durante os Jogos Germânicos da Exposin, no dia 16 de novembro.

Ainda no evento, foi oficializada a prorrogação do mandato das Soberanas do Município – rainha Édina Caroline Henrichsen e princesas Michele Eduarda Bohrz e Jaqueline Vitória Fischer – por mais um ano. Participam do Torneio as Sociedades de Damas Avante de Linha Cinco; Rainha da Serra da Linha Branca; Fraternidade de Rio Pequeno; Sempre Unidas de Linha São João – Ginásio; Sempre Alegre de Sede Wojahn; Beira Rio de Linha Rio Grande; Unidas de Alto Sinimbu; Orquídeas de Linha Almeida; Sempre Alegre de Linha da Serra; Centenário de Paredão São Pedro; Nova Esperança de Bela Vista; Integração da Escas; Vale das Rosas de Linha Primavera; Linha São João - Comunidade Evangélica; Unidos para Vencer de Linha Desidério; e Flor do Moro de Alto Rio Pequeno.

 

Resultados da primeira etapa:

  • 1º Lugar: Sociedade Integração Escas 169 pontos

(Campeã Equipe: Helena Bechert 20 pontos

  • 2º Lugar: Associação Mista Unidos para Vencer de Linha Desidério 165 pontos

(Campeã Equipe: Valdi Goetze 19 pontos)

  • 3º Lugar: Sociedade Sempre Unidos de Linha São João 164 pontos

(Campeã Equipe: Tereza Pitrowsky 19 pontos)

  • 4º Lugar: Sociedade Vale das Rosas de Linha Primavera 162 pontos

(Campeã Equipe: Rovena Koenig 22 pontos)

  • 5º Lugar: Sociedade Sempre Alegre Sede Wojahn de Alto Rio Pequeno 162 pontos

(Campeã Equipe: Roseli Wojahn 20 pontos)

  • Campeã Geral: Rovena Koenig 22 pontos

 

Associação de Damas de Linha São João 162 pontos (C. E.: Silvia Müller 19 pontos)

Associação Sempre Alegre de Linha da Serra 159 pontos (C. E.: Nair Redieske 18 pontos)

Associação de Damas Fraternidade Rio Pequeno 155 pontos (C. E.: Carolina Bohrz 19 pontos)

Associação de Damas Unidas Alto Sinimbu 155 pontos (C. E.: Marines Kuentzer 20 pontos)

Sociedade de Damas Centenário de Paredão São Pedro 153 pontos (C. E.: Vilsen Fischer 21 pontos)

Associação de Damas Beira Rio de Linha Rio Grande 147 pontos (C. E.: Cibeli Bueno 18 pontos)

Sociedade Orquídea Linha Almeida 145 pontos (C. E.: Iria Mathias da Silva 18 pontos)

Sociedade Flor do Morro de Alto Rio Pequeno 144 pontos (C. E.: Irci Waechter 16 pontos)

Sociedade Nova Esperança de Bela Vista 142 pontos (C. E.:Roseli Hirsch 17 pontos)

Sociedade de Damas Avante de Linha Cinco 142 pontos (C. E.:Elena Schmidt 17 pontos)

Sociedade de Damas Rainha da Serra de Linha Branca 136 pontos (C. E.:Marcia do Nascimento 16 pontos)