Povos indígenas motivam atividades nas escolas municipais


Publicado 25/04/2025 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag


Uma variedade de atividades alusivas aos povos indígenas está sendo desenvolvida nas escolas da rede municipal durante o mês de abril, valorizando essa cultura tão diversificada, ao integrar saberes ancestrais ao currículo escolar, promovendo uma educação que respeita e fortalece a riqueza cultural e a identidade de cada povo indígena.

Na EMEF Nossa Senhora da Glória a turma do 5º Ano A, coordenado pela professora Sibeli Rauber, organizaram murais na Escola, a partir das curiosidades pelos povos indígenas: instrumentos musicais, artesanato, jogos e brincadeiras, moradias, acessórios e pinturas, culinária e outros.

E nas aulas de Arte com o professor Sandro André Arruda Miranda, juntamente com a turma do 4º Ano C, professora Luana Iserhardt exploraram o grafismo, decorando as escadas internas da Escola com essa expressão artística indígena.

A turma da Educação Infantil, nível A/B, da tarde, com a professora Silvane da Silva também conheceram a cultura indígena, explorando diferentes tipos de materialidades, inspirada na história literária de Ana Maria Machado O Menino Poti.

Para a professora Silvane, “trabalhar com os povos indígenas na Educação Infantil tem sido uma experiência profundamente enriquecedora e significativa. Ao introduzir o livro "O Menino Poti" em sala de aula, pude proporcionar às crianças uma conexão direta com a cultura indígena, suas tradições e valores. O dessa história nos ensina sobre a importância da natureza e da convivência harmônica com o meio ambiente, despertou a curiosidade e o respeito dos pequenos em relação a essas ricas culturas. Durante as leituras, as crianças se envolveram em discussões sobre os costumes indígenas, suas formas de vida e a importância da preservação das tradições. Isso não só ampliou seu conhecimento cultural, mas também fomentou um senso de empatia e valorização da diversidade.”

Ainda na EMEF Glória a turma da Educação Infantil, nível B, tempo integral, com as professoras Adriane Conceição e Raquel Sheila Machado exploraram a arte com as crianças inspiradas no grafismo indígena.

A professora Milena Goetze, na turma do 1º Ano C planejou atividades de alfabetização a partir de histórias e vídeos, os quais retratam as tradições e os modos de vida indígenas. 

A turma do 1º B, tempo integral, com a professora Mara Janaína Morais Silveira realizaram diferentes atividades com recursos variados, como pinturas, recortes e montagens de murais, para representar um pouco da cultura dos povos originários.

Já a professora Tânia Kist, na turma do 1º Ano A, surpreendeu as crianças com musicalização, cujas composições revelam a cultura do povo nativo. A professora Silvana Junkerr e estudantes do 2º Ano, realizaram pesquisa em grupo elaborando cartazes e apresentando a pesquisa na sala de aula.

As escolas multisseriadas também aproveitaram para estudar o assunto. Na EMEF Ipiranga, a professora Sirlei Justimann Molz confeccionou um livreto sobre a Cultura Indígena, compilando todas as atividades acerca da temática, além do filme “Tainá”, e deste a oralidade e a escrita foram bem desenvolvidas. E na EMEF Padre José de Anchieta, a professora Vânia Meyer Simianer planejou e promoveu momentos para refletir com os estudantes sobre a história dos povos indígenas, vem como o conhecimento sobre o seu vocabulário, por meio de construções coletivas de acrósticos e outros textos.

Ainda na EMEF Adolfo Boettcher, a professora Maria Henn, com a turma do 2º Ano, tempo integral, procuraram fazer uma viagem no tempo e descobrir que a história do Brasil começou com os indígenas. Além disso, conheceram brincadeiras dessa cultura que foram experimentadas por eles no pátio da Escola.