O projeto Dentista na Escola, vinculado à Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social e realizado pelo setor de Odontologia, teve início no dia 19 de março e já está colhendo os primeiros resultados. O trabalho de análises e exames dos escolares está sendo realizado semanalmente pelo cirurgião-dentista Rafael Sonza.
A primeira escola contemplada foi a EMEF Nossa Senhora da Glória, no centro de Sinimbu, e as análises e exames clínicos estão sendo realizados nas crianças da pré-escola. “Já temos dados bem interessantes após estas primeiras análises. O maior acesso às informações por parte dos pais, as orientações preventivas nas consultas odontológicas e o acesso aos kits básicos de higienização oral levaram essas crianças a uma redução bastante expressiva nos índices de cáries e doenças da gengiva na primeira dentição”, destaca o dentista Rafael.
“O que notamos é que houve uma inversão nos dados. Análises de 15, 20 anos atrás indicavam que, de cada 10 crianças nessa faixa etária, cerca de 7 apresentavam algum tipo de doença na cavidade bucal (cárie, gengivite). Hoje, esses dados praticamente se inverteram; ou seja, de cada 10 crianças, 7 estão completamente livres de qualquer tipo de doença oral”, completa Rafael.
Os exames, através do projeto Dentista na Escola, ocorrerão durante todo o ano e contemplarão todas as escolas da Rede Pública Municipal. “Faremos esses exames clínicos para termos parâmetros de índices de saúde e de doença, em um primeiro momento. Depois, faremos o encaminhamento e tratamento das crianças que apresentarem algum desses problemas. Em um segundo momento, realizaremos as orientações de higiene oral, com foco maior na parte preventiva. Só assim conseguiremos a manutenção e estabilização desses índices”, conclui Rafael.