A Escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais.
Uma diversidade de atividades e ações relacionadas ao Dia Mundial da Água, com objetivo de conscientizar as crianças da Educação Infantil e os estudantes do ensino fundamental, sobre a preservação da água e a necessidade do consumo consciente, foram desenvolvidas neste mês de março na rede municipal.
Na EMEI Criança Feliz, a turma do Maternal II da tarde, com a professora Raquel Machado, realizaram uma roda de boa conversa, rica de ideias compartilhadas, sobre os cuidados com a água. Posteriormente, a partir das habilidades de rasgadura e colagem, montaram um singelo cartaz de conscientização, com uma nuvem especial, em exposição na Escola, cheia de gotinhas para representar o quanto a água é valiosa.
O Maternal II da manhã, com a professora Luana Iserhardt montaram cartazes coloridos, expostos na sala de aula, a partir da ideia “Juntos, cuidando da água!”
O Berçário I, turno tarde, com a professora Aline Eichstaedt fez atividades sensoriais referente às temperaturas da água: gelado e morno.
A história da Gotinha Plim Plim foi contada pela professora Maiara Kesseler à turma do Maternal I, tarde, e atividades envolvendo recursos alternativos foram pintados com tinta guache e uso de pincel e pendurados pela EMEI, deixando o espaço colorido e decorado.
“Se eu fosse uma gotinha ...eu ...”, uma divertida brincadeira de imaginação e muita comunicação a professora Lilian Ramos realizou na turma do Maternal III, da tarde, para compreenderem o porquê de não desperdiçar a água.
Ainda no Berçário I, a exploração sensorial do gelo com outros materiais atraiu a atenção das crianças pequenas, atividades preparadas pela professora Maria Eduarda Silveira.
Na EMEF Carlos Boettcher Filho, estudantes de Anos Iniciais criaram e coloriram desenhos para ilustrarem os cartazes com dizeres conscientes, sobre a importância de usar a água de maneira correta.
Na EMEF Nossa Senhora de Fátima, atividades realizadas com a turma do primeiro ano do Ensino Fundamental, durante a hora atividade, com a professora Carmen Lemos, tiveram a “História da água” como motivação para envolver a turma em atividades de alfabetização.
Inclusive nas aulas de Matemática no sexto ano do Ensino Fundamental, orientados pela professora Elisete Graff, foram desafiados a um trabalho de pesquisa sobre água de suas residências, o que trouxe diversas informações, como: a grande maioria do grupo possui cacimba. A partir dessa informação, resolveram investigar sobre o abastecimento de água nas casas dos colegas das outras turmas e assim estão expandindo a pesquisa, a partir da temática da água, aliado ao estudo da Matemática.
A água é um dos recursos mais importantes para a vida no planeta. Desde cedo, as crianças precisam compreender seu valor e a importância de usá-la de forma consciente, frisou a professora Raquel Machado, da turma da Pré-Escola - Nível B, Integral, da EMEF Nossa Senhora da Glória. A professora explorou o ciclo da água e sua relevância no dia a dia. “Através de experimentos, histórias e brincadeiras, as crianças aprenderam como a água circula na natureza e por que devemos preservá-la. Esse aprendizado estimula a curiosidade e a conscientização ambiental desde a infância, formando cidadãos mais responsáveis com o meio ambiente”, destaca a professora de Educação infantil.
E, com as turmas de Educação Infantil da EMEF Nossa Senhora da Glória, a professora Aline Jaeger Fredrich - Nível A (Manhã) e Nível A/B (Tarde) aconteceram atividades artísticas, com uso de diferentes materiais com a intenção de expressar emoções, desenvolver a criatividade, a coordenação motora, além de perceber o mundo ao redor com mais naturalidade e sensibilidade.