Professores da Educação Infantil de Pré-Escola participam de formação pedagógica


Publicado 28/03/2025 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag


Para os educadores e assessorias pedagógicas da Educação Infantil de Pré-Escola dos municípios de Sinimbu e Herveiras, o dia de ontem, 27 de março, foi dia de mais um encontro presencial do curso LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), um programa de formação de professores que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cultura da leitura, escrita e oralidade na rotina das crianças, desde a Educação Infantil, garantindo um desenvolvimento mais amplo e significativo.

Nesta formação do mês de março,  a temática em evidência foi o Currículo – Literatura e Linguagem oral e escrita com as crianças da Educação Infantil, sob a orientação da formadora municipal, professora Isabel Oliveira da Silva Borges, responsável por qualificar os professores na implementação das práticas propostas pelo programa. O planejamento e organização dessa formação também contou com o apoio da coordenação pedagógica das secretarias municipais de Educação, bem como a colaboração das articuladoras municipais da RENALFA - Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização, coordenadoras pedagógicas, Daiane Inês Rech (de Sinimbu) e Roberta de Fátima Ferreira (de Herveiras), além das coordenadoras municipais do Programa Alfabetiza Tchê, Andreia Justimann Martin (de Herveiras) e Fátima Wink Bohnen (de Sinimbu).

O programa respeita a primeira infância e entende a leitura e a escrita como práticas sociais essenciais no cotidiano infantil. A partir desse importante propósito educacional, o auditório da EMEF Nossa Senhora da Glória, o espaço de encontro das docentes, foi ambientado com a instalação de um Cantinho de Leitura, estruturado pela equipe pedagógica da SMECT, Anita Ana Weigel Brandenburg, Daiane Ines Rech e Fátima Wink Bohnen, com uma considerável diversidade de materiais de leitura em exposição, incrementado também com objetos, materiais e recursos trazidos por professoras atuantes na Educação Infantil.

A formadora municipal Isabel Oliveira da Silva Borges destacou que essa formação continuada tem como objetivo apoiar os docentes, com teoria e metodologia, para fortalecer práticas pedagógicas que ampliem as experiências das crianças com a linguagem escrita. “Cada vez que nós nos encontramos, estudos são aprofundados, dessa vez foi sobre Currículo, tudo o que o constitui e o abarca, dando assim consistência à prática docente. Também, como formadora, sinto-me realizada, pois percebo o comprometimento por parte das colegas professoras participantes em cada novo percurso explorado, tanto nas tarefas práticas como também àquelas a serem inseridas na plataforma AVAMEC, ambiente virtual utilizado pelas professoras para sua capacitação pedagógica.”