A sede administrativa da Sicredi, em Santa Cruz do Sul foi, durante o dia de ontem, o local de formação aos professores de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, assessorias e à coordenação pedagógica das Secretarias de Educação de nove municípios do Vale do Rio Pardo que aderiram à Jornada de Educação Financeira nas Escolas para o ano de 2025, tanto aos participantes iniciantes, como também aos da formação continuada.
O programa, desenvolvido em parceria com a Fundação Sicredi, capacita professores, através de uma metodologia exclusiva que facilita a inclusão da educação financeira na sala de aula. A Educação Integral, a Interdisciplinaridade e a Equidade Social são pontos que sustentam, fundamentam e aprofundam a compreensão da proposta e das intencionalidades dessa planificação.
A jornada faz uso das metodologias ativas, que possibilitam a construção de estratégias pedagógicas de Educação Financeira que sejam significativas para as crianças/estudantes. Por conseguinte, os objetos do conhecimento, as habilidades e competências a serem desenvolvidas pelos estudantes se baseiam no contexto escolar de cada aluno, para o desenvolvimento de atividades conectadas às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Os encontros pedagógicos formativos também acontecerão nos municípios, mediados por assessores pedagógicos credenciados, acompanhados pela analista do Programa, Daniela Ruppenthal, pela assessora de Programas Sociais, Glaucia Cabral Moraes e conta com o suporte da TransformaAÇÃO Consultoria e Assessoria, de Nêmora Backes.
Em Sinimbu, a adesão das Escolas à Educação Financeira foi de 100%. As EMEFs Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Fátima, Guararapes, Carlos Boettcher Filho, Adolfo Boettcher, Padre José de Anchieta e Ipiranga estarão ao longo do ano envolvidas em formações e desenvolvimento de ações e atividades escolares a partir desse tema contemporâneo transversal. Professores inscritos na jornada: Carine Heming Hirsch, Adriane da Conceição, Milena Struecker Goetze, Silvana Betina Junkerr, Ana Paula Ebert, Luciane Ana Ertel, Fernanda Cristina Waechter Weiss, Maria Isabel Raenke Ertel, Luana Iserhardt, Sibeli Rauber, Diane Inês Thomé Henn, Vânia Beatriz Simianer Meyer, Sirlei Clair Justimann Molz, Maria Henn, Marília Morais da Silva, Maria Eduarda de Melo Silveira, Angeli Schoenherr, Carine Albertão Zanatta, Leonice Maria Weiss Camargo da Silveira, Andriele Moura de Freitas, Lilian Carvalho, Roberta de Fátima Ferreira, Adenilson de Campos, Carmem L. C. Lemos, Maiara R. Klafke, vice-diretora da EMEF Fátima, Graciela Dorfey Santarém e as assessoras pedagógicas Rosália Henn, Susane Elisabeth Wartchow Jaeger, Diana Aline Dorfey e Isabel Oliveira da Silva Borges.
A coordenação pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo Anita W. Brandenburg, Daiane Inês Rech e Fátima W. Bohnen, percebem que "a Jornada vem, na verdade, para fortalecer e contextualizar a atuação docente. Ela ajuda no propósito de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa, orientando as crianças e estudantes. por meio de uma educação financeira mais ativa e atuante".