Na busca constante por melhorias no ensino, uma iniciativa promissora vem conquistando destaque! O Ministério da Educação, em parceria com universidades públicas renomadas, lançou o Programa de Formação LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil, parte integrante do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O LEEI, programa de abrangência nacional, é desenvolvido em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, contando com 32 universidades parceiras para sua implementação, sendo cinco as universidades federais responsáveis por sua coordenação regional.
Na Região Sul, o projeto tem coordenação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), articulando-se com a Universidade Federal de Rio Grande (FURG), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC).
O município de Sinimbu, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, reconhecendo a importância fundamental das linguagens, fez a adesão ao Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), por meio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que foi estabelecido pelo Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, e visa garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, além de recompor as aprendizagens daquelas afetadas pela pandemia.
O objetivo do Programa é que todas as crianças tenham o direito de ler e escrever. O compromisso está promovendo ações desde a Educação Infantil até os anos iniciais do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, desde a aplicação de avaliações que visam acompanhar o processo de ensinoaprendizagem (1º ao 5º ano), até a formação pedagógica de professores.
Os professores e gestores de turmas de 1º e 2º ano já participaram de formações em 2023, como o Programa Municipal “Alfabetiza Brasil” e o Estadual “Alfabetiza Tchê”. Em 2024, o enfoque está sendo na pré-escola, pois é nessa idade que as crianças expandem o vocabulário, formam frases mais complexas, desenvolvem a consciência fonológica (sons das letras), criam habilidades de narrativas, compreendem melhor a função social da linguagem e iniciam a exploração da linguagem escrita. Portanto, o objetivo do LEEI é formar professoras da Educação Infantil que atendem crianças de 4 e 5 anos, para poderem desenvolver, com protagonismo e qualidade, o trabalho com as linguagens oral e escrita.
Desde o mês de setembro professores titulares das turmas de Educação Infantil - Pré-escola, professores de hora atividade nomeados nesta etapa de ensino, assessores e coordenadores pedagógicos e a Secretária de Educação de Sinimbu, contabilizando 21 profissionais. Os encontros são ministrados pela formadora municipal habilitada, professora da rede, Isabel Oliveira da Silva Borges, juntamente com a articuladora do RENALFA (Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização), Daiane Inês Rech e pela coordenadora municipal do Alfabetiza Tchê, Fátima Teresinha Wink Bohnen. E, desde outubro, professores da rede municipal de Herveiras passaram a fazer parte da formação em Sinimbu, com o apoio da professora Roberta Ferreira, como articuladora e Andreia Justimann Martin, coordenadora municipal.
A formadora Isabel recebe, mensalmente, orientações e formação sobre os temas a serem abordados e replica esses conhecimentos aos professores participantes. “Estamos focados no âmbito da educação infantil, uma proposta diferenciada para o trabalho com leitura e escrita, tendo o brincar, as interações, como eixos norteadores das práticas, como já propõem as Diretrizes Curriculares Nacionais e a própria BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”, evidencia a formadora.
O LEEI constitui-se em uma proposta de desenvolvimento profissional que utiliza a Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil como material didático, estruturando o curso em oito cadernos, destacando, em cada um deles, temas relacionados à temática que são abordados, articuladamente, uns aos outros, permitindo ampliar o diálogo sobre teorias e práticas que informam e dão concretude ao trabalho docente.
A proposta dessa capacitação destaca a importância de reconhecer e valorizar as culturas infantis, integrando o lúdico e as brincadeiras ao processo de aprendizagem. “A formação tem foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida”, destacam as articuladoras e coordenadoras da formação.
O curso tem uma carga horária total de no mínimo 120 horas, distribuídas ao longo de dois semestres letivos. O material pedagógico é elaborado para integrar ciência, arte e vida, buscando relacionar conhecimentos teórico-científicos com diferentes manifestações artístico-culturais e com o cotidiano da Educação Infantil. Além disso, “o curso proporciona oportunidades de diálogo com livros de literatura, textos informativos, filmes, jogos, imagens, sites, entre outros, contribuindo para a ampliação da formação cultural dos educadores”, salienta a secretária de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu, Anita Ana Weigel Brandenburg.
A formadora, Isabel Oliveira Borges, avalia os encontros mensais realizados até o momento, de forma profícua, “muitos desafios, mas também muito aprendizado, onde os cursistas vivenciam práticas de aprendizagem que viabiliza o compartilhamento do conhecimento e experiências, através da discussão e integração, momentos esses que seguirão no decorrer do ano de 2025. Temos um cronograma de formações, ajustado às redes municipais de Sinimbu e Herveiras, com dois encontros presenciais e online mensais, além de atividades de estudo para o docente e práticas a serem desenvolvidas com as crianças e registradas na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC). O curso é totalmente gratuito e oferece certificação.”
A professora Leila Kappel da rede municipal de Sinimbu, nomeada há 13 anos na Educação Infantil engajada na formação evidencia que “a LEEI veio como uma inspiração para voltar ao trabalho. Por motivos de saúde/gestação estava afastada e voltei para uma realidade diferente do que estava quando saí de licença. O LEEI está sendo importante para meu planejamento principalmente devido às trocas com as colegas professoras. Uma motivação para se encantar ainda mais com a educação infantil.”