A Administração Municipal efetivou o pagamento do Vale Feira aos Servidores Municipais. O programa tem como objetivo estabelecer e fortalecer o vínculo com compras locais da agricultura familiar do Município, proporcionando mais uma fonte de renda aos agricultores familiares, promovendo o desenvolvimento local sustentável, por meio do aumento da produção, diversificação das culturas, aumento da renda destas famílias, estimulando a permanência no campo e melhorando a qualidade de vida. Também coopera com a economia local, pois possibilita que a renda das famílias circule no comércio da região atendendo interesses coletivos.
Com o Vale Feira, cerca de 270 servidores receberão todo mês o valor de R$ 50,00, abastecido em um cartão específico do programa. Esse valor poderá ser utilizado na aquisição de produtos hortifrutigranjeiros oriundos da Feira do Produtor Rural, da agricultura familiar e dos produtores da agroindústria rural de pequeno porte, todos cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio do Município de Sinimbu/RS.
A Lei que regulamento do Vale Feira foi sancionada em outubro do ano passado, com vigência a partir de novembro de 2023. Porém, a efetivação do programa foi possível somente agora devido as necessidades de ajustes do programa junto a empresa que forneceu os cartões aos servidores e o aplicativo de vendas aos feirantes.
Importante destacar que, nesse primeiro mês de pagamento, os cartões do Vale Feira estão abastecidos com o valor mensal retroativo, desde a vigência do programa.
Da mesma forma, importante frisar que os servidores municipais que possuíram vínculo com o Município nesse período de implantação e que, por ventura, hoje não possuem mais, também receberam o benefício de acordo com o período do vínculo. Para quem ainda não recebeu o cartão, a administração Municipal lembra que os mesmos podem ser retirados no RH.
INCENTIVO À AGRICULTURA FAMILIAR
Conforme o chefe do Escritório da Emater de Sinimbu, Luis Fernando Marion, o Vale Feira é um grande incentivo aos agricultores familiares habilitados ao programa, principalmente no atual cenário. “O excesso de chuva dos últimos meses prejudicou a produção de verduras e legumes. Além disso, grande parte dos produtores também foi diretamente atingidos pela enchente do dia 30 de abril. No momento, o carro chefe dos feirantes será os panificados. Porém, é importante destacar que a disponibilização do Vale Feira nesse momento garante o mercado para esses feirantes. É a certeza de que terão onde e para quem comercializar a sua produção”, frisa Marion.
A Emater salienta que será fundamental a compreensão dos servidores públicos nesse momento com os agricultores familiares. “A ideia é de que a comercialização aconteça semanalmente. Os feirantes contam com esse incremento da renda para seguirem produzindo e fortalecendo a agricultura familiar do Município”, finaliza Marion.
Estão habilitados para comercializar no Vale Feira os produtores Jean Carlo Hirsch, Cláudia Hirsch Wegner, Jonas Maciel Wegner, Cristiano Hirsch, Marta Cristina Stohm Mueller, Clairton Bohrz, Almiro Bohrz e Marcos Matheus Rodrigues da Silva.