Conhecidos os vencedores do Concurso de Fotografias em homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã no RS

Publicado 21/03/2024 00:00
Atualizado 21/03/2024 11:11
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Premiados no Concurso de Fotografia.

Promovido pelo Setor de Assessoria de Imprensa, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo e do Departamento de Comércio, Indústria e Desenvolvimento Econômico, e com o apoio da Sicoob Valcredi Sul para premiação dos trabalhos vencedores, o 2º Concurso de Fotografias “Sinimbu em um Click: uma homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemão no RS” conheceu os vencedores na noite de ontem. A premiação foi realizada na Câmara de Vereadores, como parte integrante do evento em homenagem aos 32 anos da publicação da Lei de criação do Município de Sinimbu.

Instituído pelo Decreto Municipal nº 3.013, de 30 de janeiro, o concurso teve a finalidade de mostrar as belezas culturais do Município, através dos olhos de seus habitantes, estimulando a prática e a valorização da fotografia, fomentando o interesse pela cultura local e provocando uma visão afetiva para as distintivas heranças deixadas pelos imigrantes alemães. As inscrições foram realizadas de 5 de fevereiro a 11 de março, quando 9 participantes inscreveram um total de 20 imagens.

Ao final das inscrições, a Comissão Organizadora realizou a pré-seleção dos trabalhos, levando em considerações os critérios técnicos e a adequação ao tema do concurso, resultando na classificação de 8 fotografias. Das 11h do dia 14 de março até às 8h30 da última segunda-feira, 18 de março, os trabalhos classificados participaram da votação popular nas redes sociais oficiais do Município de Sinimbu – Instagram e Facebook.

Na noite de ontem, os trabalhos foram avaliados pela Comissão Julgadora, que pontuou as fotografias e definiu os três vencedores do Concurso. A Comissão foi composta por Paulo Rabuske, fotógrafo profissional de Sinimbu; Paulo Afonso Trinks, coordenador da Comissão dos 175 anos da Imigração Alemã em Santa Cruz do Sul; Jaqueline Sebastiana Bender, professora de Língua Alemã e proprietária da escola Auf Gut Deutsch; Fabiani Elisabet Spiegel, gerente da agência Sicoob de Sinimbu; e Norma Backes, professora e esposa do presidente da Comissão de Emancipação de Sinimbu, sr. Orlando Backes.

PREMIAÇÃO

A Foto 2, fotografada aos fundos do Kaffeehaus, na entrada da cidade, intitulada A Frida Galinha, de autoria de Alicson Rathke, recebeu a premiação de Foto Popular do Instagram, com 329 curtidas. Já no Facebook, a Foto Popular foi a Foto 20, fotografada em Linha Rio Grande, intitulada Sabores & Saudades, de autoria de Iraci Hirsch, com 323 curtidas. Ambos receberam um kit de brindes oferecido pela Sicoob Valcredi Sul.

Em seguida, ocorreu a divulgação da premiação do concurso, de acordo com a pontuação e avaliação da Comissão Julgadora. Em 3º lugar, premiada com uma poupança no valor de R$200,00 e kit de brindes da Sicoob, a Foto 13: Lembranças Centenárias, de autoria de Iraci Hirsch. Em 2º lugar, premiada com uma poupança no valor de R$300,00 e kit de brindes da Sicoob, a Foto 11: Igreja Evangélica de São João, de autoria de Luciano Pitrowsky.

Ao final da noite ocorreu a premiação da foto classificada com o 1º lugar. Carin Struecker recebeu uma poupança no valor de R$ 500,00 e kit de brindes da Sicoob pela Foto 15: O Passado e as Lembranças.

Comissão Julgadora.

Comissão Organizadora.

Divulgação
Foto premiada em 1º lugar: O Passado E As Lembranças, de Carin Struecker.

Divulgação
Foto premiada em 2º lugar: Igreja Evangélica de São João, de Luciano Pitrowsky.

Divulgação
Foto premiada em 3º lugar: Lembranças Centenárias, de Iraci Hirsch.

Divulgação
Foto premiada como a mais popular do Instagram: A Galinha Frida, de Alicson Rathke.

Divulgação
Foto premiada como a mais popular do Facebook: Sabores & Saudades, de Iraci Hirsch.