Nutricionista motiva estudantes para uma alimentação saudável

Publicado 18/03/2024 00:00

A responsável pela elaboração de cardápios das refeições servidas nas escolas da rede municipal, atuando junto à Secretaria Municipal de Educação, nutricionista Juliana Stona, realizou visita à EMEF Adolfo Boettcher, de Alto Sinimbu, durante a manhã do dia 14 de março. Na ocasião, realizou a educação nutricional na prática, orientando as crianças para uma alimentação saudável.

Juliana prendeu a atenção dos estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental, ao apresentar os grupos de alimentos, alguns in natura, outros alimentos de brinquedo, abordando a importância e a função de cada um para garantir condições nutricionais adequadas ao estudante para um bom aprendizado, crescimento e para a não ocorrência de doenças. As crianças, na presença da professora da turma, Maria Henn, tiveram a oportunidade de, a partir das explicações recebidas, montar seu prato saudável e apresentá-lo aos colegas, “momento em que demonstraram uma atitude exemplar, compondo o prato de forma colorida, atentos as instruções e referenciando cada grupo alimentar”, relata a nutricionista Juliana.

Tal ação é uma das diversas práticas que o Programa Saúde na Escola, implantado no município desde 2017, que promove de forma conjunta, entre Saúde e Educação, a segurança alimentar e nutricional, alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil e visa contribuir para fortalecer ações no enfrentamento de vulnerabilidades e ampliação de ações de saúde para estudantes da rede pública. A nutricionista também realizou a pesagem e medida dos estudantes, uma vez que estes dados são avaliados e considerados na operacionalização do Programa Saúde na Escola. Tal ação será também realizada nas demais escolas municipais no decorrer do ano letivo, juntamente com a nutricionista Daniela Kronbauer, que atua na Secretaria de Saúde do município.