Salas do Empreendedor do Vale do Taquari e Rio Pardo recebem premiações na 5ª Edição da Certificação das Salas do Empreendedor do Rio Grande do Sul


Publicado 15/12/2023 18:00
Atualizado 18/12/2023 14:33
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

Certificações concedidas pelo Sebrae RS e pela FNQ reconhece excelência dos serviços oferecidos por oito Municípios aos empreendedores da região




Em 2023, a distinção que reconhece os espaços que se destacam pela excelência no serviço prestado aos empreendedores locais premiou 133 municípios gaúchos.  Entre as salas certificadas, os Vales do Taquari e Rio Pardo receberam oito selos.

Venâncio Aires conquistou o Selo Diamante, General Câmara e Teutônia, receberam o Selo Ouro. As cidades de Bom Retiro do Sul, Muçum, Sinimbu, Rio Pardo e Vale do Sol receberam o Selo Bronze.

As Salas do Empreendedor desempenham um papel de apoio às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e aos Microempreendedores Individuais (MEIs), promovendo o desenvolvimento econômico e social nas regiões em que estão presentes. A parceria com o Sebrae destaca a importância da colaboração entre entidades públicas e privadas para impulsionar o empreendedorismo local.

A certificação, ao considerar critérios gerais de atendimento e serviços, busca assegurar a qualidade e eficácia das Salas do Empreendedor, reforçando o compromisso com a prestação de serviços eficientes e relevantes para os empresários de pequeno porte.

Promissor para o fortalecimento do ecossistema empreendedor local e para o estímulo ao crescimento sustentável das MPEs e MEIs, o Gestor de Políticas Públicas do Sebrae, Alexandre Schmitt, pontua que “a certificação das salas do empreendedor é o reconhecimento do Sebrae RS a todos os serviços prestados pela gestão pública municipal no apoio e fortalecimento do desenvolvimento econômico do município e de seus empreendedores”.

A gerente do Sebrae, Liane Klein, enfatiza a relevância deste período de certificações, iniciado pelo Sebrae RS e agora também adotado pelo Sebrae Nacional. Ela destaca a importância para os Vales, valorizando o esforço de cada município em prol do desenvolvimento das empresas locais. Além disso, Liane ressalta que “a certificação estimula as salas a aprimorarem continuamente seu atendimento e serviços, contribuindo para o desenvolvimento empresarial, desburocratização e agilidade nos processos de registro de empresas e centralização de informações”. Ela destaca ainda que esse processo beneficia o crescimento dos negócios e acredita que este momento inspire outros municípios da região a implementarem suas próprias Salas do Empreendedor.
 

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresas.