Prefeitura de Sinimbu inicia implantação de Sistema Fotovoltaico

Publicado 25/05/2023 15:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento
Divulgação
Placas começaram a ser instaladas hoje no pavilhão da Secretaria Municipal de Obras.

Iniciou hoje, dia 25, a instalação das placas solares do Sistema Fotovoltaico junto ao pavilhão da Secretaria Municipal de Obras de Sinimbu. A instalação faz parte do projeto elaborado pela Administração Municipal que prevê um investimento de R$ 1.340.000,00, buscando a geração de energia solar e a redução nas contas de energia elétrica do Município.

Além das placas que estão sendo instaladas junto a Secretaria de Obras, já ocorreu a instalação de placas no Ginásio da escola Nossa Senhora de Fátima em Pinhal Santo Antônio. Conforme o secretário de Administração, Finanças e Planejamento Carlos Backes Filho, também devem ser instaladas placas no Centro Administrativo Municipal, no Posto de Saúde de Pinhal Santo Antônio, no Posto de Saúde de Rio Pequeno e nas escolas Guararapes em Linha Almeida, Carlos Boettcher Filho de Rio Pequeno e Criança Feliz no centro de Sinimbu.

Com o investimento, o Município busca reduzir os valores pagos em energia elétrica, através da geração da sua própria energia de forma renovável. Conforme a justificativa do projeto, a energia solar fotovoltaica apresenta-se como uma alternativa viável de geração de energia renovável de baixo impacto ambiental, confiável e com alto valor tecnológico agregado. No contexto de custos, a implantação de sistemas de microgeração de energia solar fotovoltaica se mostra um excelente investimento. Do ponto de vista conceitual da microgeração tem-se a fonte energética no local do consumo, evitando assim desperdícios de transmissão e distribuição de energia. Do ponto de vista financeiro tem-se módulos fotovoltaicos com garantia de produção de energia de 25 anos com retorno do investimento médio de 5,6 anos.

Divulgação
No Ginásio da escola Nossa Senhora de Fátima em Pinhal Santo Antônio sistema já está instalado.