Prazo para entrega da Declaração do Microempreendedor Individual (MEI) termina em 31 de maio

Publicado 23/05/2023 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento

A Prefeitura de Sinimbu, através do setor de fiscalização, lembra que o prazo para entrega da Declaração do Microempreendedor Individual (MEI) termina na próxima semana, dia 31 de maio. A Declaração Anual do MEI 2023 é obrigatória para todos os microempreendedores optantes do Simples Nacional com CNPJ ativo até o dia 31 de dezembro de 2022.

Na DASN-SIMEI é preciso declarar as informações fiscais, o faturamento total e os impostos pagos pelo empreendedor no ano anterior. O preenchimento dos dados pode ser feito pelo Portal do Simples Nacional, da Receita Federal, ou pelo app MEI, utilizando o CNPJ como login.

COMO DECLARAR

O documento fica disponível no Portal do Empreendedor, você deve clicar na opção DECLARAÇÃO ANUAL – DASN-SIMEI. Em seguida, o portal vai abrir uma nova página onde na qual você deve preencher o campo com o CNPJ da empresa e os caracteres alfanuméricos. Em seguida é só clicar em continuar.

PENALIDADES

Caso o MEI não realize a declaração dentro do prazo, ficará inadimplente com a Receita Federal, sujeito ao pagamento de multas e ainda poderá perder seu registro. Outro problema gerado pela não declaração é o impedimento de gerar o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS-MEI), que precisa ser pago todo mês.

A entrega da declaração após o prazo fixado sujeitará o contribuinte a multa de 2% ao mês de atraso, limitada a 20%, sobre o valor total dos tributos declarados, ou o mínimo de R$ 50,00. A multa é emitida automaticamente e estará disponível junto com o recibo da Declaração. Em caso de dúvidas ou orientações mais específicas, procure a ajuda de um profissional de contabilidade ou até mesmo a Prefeitura, cujo contato pode ser feito pelo telefone 3708 1280.