Dia da Mulher em Sinimbu trata dos direitos e conquistas do público feminino

Publicado 14/03/2023 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Evento contou com a realização de atividades físicas e fala sobre os Direitos das Mulheres, esclarecendo dúvidas e relatando as principais conquistas.

Promovida pela Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, juntamente com o CRAS, Conselho Municipal da Saúde e Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, a programação alusiva ao Dia da Mulher em Sinimbu tratou dos direitos e conquistas das mulheres. O evento reuniu cerca de 100 pessoas junto ao salão da Comunidade Católica, na tarde da última sexta-feira, dia 10.

A programação contou com a realização de atividades físicas coordenadas por educadora física da Unimed. Em seguida, a advogada Analice Schaefer de Moura falou sobre os Direitos das Mulheres, esclarecendo dúvidas e relatando as principais conquistas.

Além da atividade aberta ao público, a Secretaria de Saúde também promoveu uma programação especial aos profissionais da rede: saúde, educação e assistência social, Poder Executivo e integrantes de conselhos municipais. Com a presença da juíza Josiane Caleffi Estivalet, o objetivo foi capacitar sobre o acolhimento e ações para a proteção das mulheres vítimas de violência.

Conforme a secretária de Saúde, Ivoni Henn, a capacitação realizada com a juíza Josiane Estivalet foi muito esclarecedora. “É fundamental que os profissionais da rede estejam bem esclarecidos e orientados, para que saibam qual a maneira correta e adequada a proceder em caso de agressões às mulheres. Penso que no futuro, essa conversa com a juíza deve se repetir também nas comunidades, para que as mulheres se sintam seguras e saibam que não estão sozinhas quando enfrentam casos de violência. Com relação a programação do turno da tarde, também foi de extrema importância levar conhecimento ao público sobre a história do Dia Internacional da Mulher, bem como a importância do empoderamento das mulheres e seus direitos. Da mesma forma, as dicas sobre saúde e atividades físicas com a equipe da Unimed, também foram fundamentais para tornar a nossa programação válida e de extrema importância”, finaliza Ivoni.

Programação especial aos profissionais da rede capacitou sobre o acolhimento e ações para a proteção das mulheres vítimas de violência.