Sinimbu participa de Encontro de Gestores e Coordenadores de Cooperativas Escolares

Publicado 14/03/2023 00:00

Com o intuito de continuidade pela liderança, cidadania, conhecimento, protagonismo juvenil e o empreendedorismo, a Sicredi Vale do Rio Pardo reuniu na quinta-feira, dia 16, Gestores e Coordenadores do Programa Cooperativas Escolares. O encontro foi coordenado pela equipe de assessoria do Programa da Sicredi do Vale do Rio Pardo, Glaucia Cabral Moraes - assessora de Programas Sociais e Marco Antônio da Rocha - Coordenador de Programas Sociais, e contou ainda com a presença da Greta Assessoria com Patricia Brum Pacheco e assessores Delci Bender, Nêmora Backes, Laíz Schulz, William Pollnow.

O Presidente da Sicredi VRP, Heitor Àlvaro Petry esteve presente e destacou a sua confiança na força das cooperativas escolares, uma oportunidade de aprendizado de valores e princípios do cooperativismo. Fez-se presente também o gerente da Agência Sicredi Sinimbu, Erceu Bohrz.

Na parte da manhã foram apresentadas as principais diretrizes do programa para 2023, evidenciando as competências relevantes desenvolvidas a partir das Cooperativas Escolares: conhecimento, criatividade, cidadania e liderança, sempre buscando a contextualização local com a comunidade escolar da cooperativa. Também foram retomadas as responsabilidades de cada segmento envolvido, a fim de alinhar o propósito das Cooperativas Escolares, garantindo eficácia nas ações e atividades a acontecer no decorrer do ano letivo, já previstas em calendário.

Na parte da tarde, o encontro contou com a participação dos professores orientadores das Cooperativas Escolares: Francieli Pamela Henn, da Cooperativa Brotando da Terra; diretor Elisandro Saldanha Jochims, da Cooperativa Gotinha D’ Água, representando o professor orientador Daniel Meurer; e a professora Mariane Werner Panke, professora orientadora da Cooperativa Greenkops. Reunidos com a equipe de assessoria pedagógica, retomaram, de forma dinâmica alguns pontos fortes da metodologia da Cooperlândia, além de estabelecerem aspectos potentes entre a metodologia e as ações a serem desencadeadas ao longo dos encontros com os associados nas Escolas.

Sinimbu esteve representado pela secretária de Educação, Cultura e Turismo, professora Anita Ana Weigel Brandenburg, coordenadora local professora Fátima Wink Bohnen, diretor da Emef Carlos Boettcher Filho professor Elisandro Saldanha Jochims, representando a Cooperativa Gotinha D’ Água, de Rio Pequeno; a vice-diretora da Emef Guararapes professora Lilian Helena Kanitz Martin, representando a Cooperativa Escolar Brotando da Terra, de Linha Almeida; e a diretora da Eeem Frederico Kops professora Anelise Nonenmacher, representando a Cooperativa Greenkops, de Sinimbu centro.

Sinimbu, o município pioneiro na fundação de Cooperativa escolar, hoje conta com duas Cooperativas na rede municipal de ensino e uma na rede estadual. A secretária Anita enxerga o Programa das Cooperativas Escolares como “uma importante possibilidade de ampliação de aprendizados a todos os estudantes que se associam à Cooperativa de sua Escola, um espaço de vivência coletiva, de cocriação com sentido, capaz de mover a Escola toda para grandes mudanças e transformações envolvendo toda a comunidade escolar, um movimento onde quem o protagoniza é o estudante. Nós gestores, professores temos a missão de conduzir o processo com muito comprometimento e seriedade, para que nossos estudantes possam absorver a essência dos valores da cooperação”.