Secretaria de Saúde alerta para cuidados com o Hantavírus


Publicado 19/01/2023 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag


Além dos cuidados com água parada para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu está alertando a população sobre os cuidados com o Hantavírus. Causado por roedores, a hantavirose é uma doença de evolução rápida, que inicialmente apresenta sinais e sintomas como febre, dor no corpo e tosse, podendo evoluir para uma pneumonia.

Conforme a Secretaria, a doença é transmitida principalmente através da inalação de aerossóis formados a partir das fezes, urina e saliva de roedores silvestres infectados. Além disso, pode ser transmitida através de contato com o vírus nos olhos, boca ou nariz, por meio de mãos contaminadas com as fezes e urina dos roedores, por meio de ferimentos na pede ou ainda por mordida destes animais.

É importante destacar que não existe um tratamento específico para combater o Hantavírus, sendo essencial procurar atendimento médico em caso de sintomas e sinais que possam indicar a presença da doença. Da mesma forma, é fundamental informar a equipe médica em caso dos sintomas terem surgido após estar em ambientes favoráveis para o aparecimento de roedores silvestres. Esses ambientes variam desde estufas, paióis e silos, até roças abandonadas, atividades de lazer e turismo em locais rurais ou silvestres como pesca, caça ou ecoturismo.

 

COMO SE PREVINIR:

- Não toque, nem manipule roedores silvestres;

- Não tente mata-los;

- Evite contato direto ou indireto com esses animais vivos ou mortos e desinfete com água sanitária (10%) os locais onde hajam fezes de roedores;

- Abra estufas, paióis e silos e deixe arejar por cerca de 30 minutos antes de ingressar no local e utilizá-lo;

- Mantenha grãos e outros alimentos bem acondicionados para evitar a aproximação dos roedores;

- Vede frestas onde os roedores podem entrar no domicílio;

- Utilize luvas, botas, óculos de proteção e máscara para limpeza de galpão e manuseio de madeiras que estejam armazenadas por longo período de tempo.