Sinimbu registra aumento de casos de Covid-19


Publicado 22/12/2022 13:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social,COVID-19
Aline Haag

População deve ficar em alerta e procurar o posto de Saúde mais próximo em caso de sintomas da doença.




A Secretaria de Saúde de Sinimbu, através da vigilância epidemiológica, vem monitorando os casos de Covid-19 no município e tem registrado um amento expressivo no número de pessoas contaminadas com o vírus. Até o dia 22 de dezembro, o Município registrou 21 casos positivos, depois de uma queda significativa nos meses de outubro, com apenas 1 caso, e novembro, com 3 casos.

Assim como em Sinimbu, mais brasileiros estão testando positivo para a Covid-19 nas últimas semanas. Uma nova onda da doença, que veio junto a duas novas subvariantes da Ômicron, a BQ.1 e a XBB, já tem causado impacto na Europa, na China, nos Estados Unidos e agora começa a crescer no Brasil. Hoje os sintomas da Covid-19 são similares aos da gripe e do resfriado comum. O paciente infectado pode ter coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço e febre.

Esses sintomas podem ser combinados ou aparecerem sozinhos, a depender da gravidade do caso. Especialistas recomendam que as pessoas sintomáticas façam teste de Covid-19 para que possam tomar os cuidados corretos de isolamento e, se necessário, de tratamento.

 

Precisa voltar a usar máscara?

Segundo o setor de epidemiologia, a recomendação, neste momento, é de que a pessoa faça uma avaliação individual de risco e adote cuidados baseados na sua condição de saúde, principalmente com a chegada das festas de final de ano. A orientação é de que idosos acima de 75 anos, pessoas que passaram por transplante de órgão recente, pessoas com doença de lúpus e imunossuprimidos, em geral, evitem aglomerações e utilizem máscaras sempre que tiverem contato com outras pessoas.

Pessoas com condições de saúde normais e que não são idosas devem usar máscara apenas em ambientes fechados, com aglomeração e sem circulação de ar. Se infectadas, devem utilizar máscaras sempre que saírem de casa e/ou tiverem contato com outras pessoas. Se o número de casos continuar aumentando, a Comitê de Operações Emergências Regional e Municipal podem optar pelo retorno de uso de máscaras a fim de evitar um grande surto da doença, por isso a importância de cada um fazer sua parte para não haver prejuízos na saúde e nas áreas comercial e econômica do município.

 

As vacinas já aplicadas protegem contra essa nova variante?

As vacinas contra Covid-19 já administradas (Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac etc) têm proteção contra a nova variante, mas o nível de eficácia é menor. Mesmo assim é importante que todos façam suas doses de reforço para que aumente sua proteção individual contra a doença e diminua o risco de se contaminar.