Lançado o projeto Sinimbu no Futuro

Publicado 05/08/2022 14:30
Lançamento ocorreu na presença de autoridades e convidados, bem como os profissionais da educação de Sinimbu, pais de alunos, comunidade em geral e os embaixadores do projeto.

Foi lançado na noite de ontem, dia 4, o Sinimbu no Futuro, um projeto inovador tem como propósito, a curto prazo, dar suporte para as transformações do mundo; e a longo prazo, fomentar o pensamento “fora da caixa”, orientado para o futuro, bem como transformar a educação, trazendo relevância social à Escola. O projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, é uma ação que vem ao encontro do Programa Municipal “Futuro Promissor – Despertando sonhos, revelando talentos” – desenvolvendo inúmeras habilidades em estudantes e assim, preparando-os para as profissões do futuro e tem a mentoria de Jaqueline Weigel, futurista profissional.

O lançamento ocorreu na presença de autoridades e convidados, bem como os profissionais da educação de Sinimbu, pais de alunos e comunidade em geral. Também estiveram presentes os embaixadores do projeto: alunos do 6° e 7° Anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora da Glória que já participaram das primeiras atividades do projeto.

Durante o lançamento, Jaqueline explicou que com o Sinimbu no Futuro, pretende trazer ao município um projeto que está no mundo. “Ensinar o futuro na escola e alfabetizar os cidadãos para o novo mundo. Transformar Sinimbu em um celeiro de profissionais capacitados para o mundo moderno e mudar a realidade das próximas gerações. Fazer com que as escolas tenham um papel social relevante. Queremos que a escola volte a ser um local interessante. Da onde o aluno não queira sair”, detalha a futurista, afirmando que este é um projeto a longo prazo e pioneiro na região sul do país.

Ela explicou ainda que será fundamental o apoio dos pais e da sociedade durante a execução das atividades. “Até dezembro vamos trabalhar nas demais escolas e no final do ano vamos realizar a Feira do Futuro para ver tudo que os alunos construíram e conseguiram colocar em prática. Precisamos coragem para apoiar um projeto novo. Precisamos que eles tenham espaço e sejam ouvidos. Nossa ideia é continuar aprendendo tudo o que se aprende na escola e pensar também como a vida pode ser no futuro”, frisa Jaqueline.

A prefeita Sandra Backes disse que é fundamental estar aberto as mudanças e que todos sabem que elas causam espanto. “A vida é movida a desafios e o mundo está em constante evolução. É preciso estar atento a inovação e as mudanças que estão acontecendo e saber aplicar elas no dia a dia, principalmente na educação, afinal é na sala de aula que iniciamos a formação dos cidadãos do nosso futuro. O aprendizado que adquirimos é algo nosso, que ninguém jamais poderá tirar da gente. Que esse projeto abra as portas do Futuro para o nosso Município”, afirmou a prefeita ao desejar sucesso para a mentora do projeto e aos educadores e alunos que estão envolvidos nas atividades.

Jaqueline e os embaixadores do Sinimbu no Futuro.