VACINAS COVID 19 - Sinimbu aguarda determinações oficiais do Ministério da Saúde para começar vacinação das crianças.


Publicado 14/01/2022 08:31
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social,COVID-19

VACINAS COVID 19 - Sinimbu aguarda determinações oficiais do Ministério da Saúde para começar vacinação das crianças.

 

A campanha de vacinação contra a COVID 19 segue avançando em todo o país e chegou a vez das crianças se imunizarem contra o coronavírus. O governo estadual divulgou o início da vacinação das crianças de 5 a 11 anos em todo o estado. A vacina utilizada para este público será a do laboratório Pfizer, porem não será a mesma vacina utilizada para os adultos. A composição do imunizante e a dose será adequada para esta faixa etária. Sinimbu ainda aguarda o recebimento destes frascos.

Os vacinadores do município já estão sendo capacitados para a realização desta vacina, e para o melhor acolhimento das crianças. Para a vacinação, a criança não pode estar sozinha, deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis, e munida de carteirinha de vacinação e um documento, que pode ser o CPF ou Cartão SUS. Se a criança for acompanhada por outro familiar, deverá ter uma autorização por escrito assinada pelos pais ou responsáveis da criança.

A vacinação deverá acontecer somente nas unidades de saúde, não sendo possível a administração da vacina em outros locais como escolas, comunidades e domicílios. Importante que os pais saibam que tal vacina NÃO É OBRIGATÓRIA. A decisão de realizar ou não a vacina não acarretará nenhum problema na escola ou nas demais atividades das crianças.

Tudo indica que o início da campanha de vacinação das crianças seja feito de forma escalonada, por idades, priorizando os indivíduos com algum problema de saúde. Importante esclarecer que todas as crianças serão vacinadas, porem de maneira organizada, evitando aglomerações e conforme a disponibilidade de doses.

O Ministério da Saúde determinou que as crianças não deverão ser vacinadas no mesmo horário dos adultos, assim sendo, a Secretaria Municipal irá organizar estratégias de vacinação para atender este público de maneira segura e tranquila. Tais horários serão divulgados em breve.