As Escolas Municipais de Sinimbu realizaram diversas atividades durante a Semana da Consciência Negra, estabelecida através da Lei 11.645/2008. As atividades tiveram como objetivo inserir a história e cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo escolar e ampliar a discussão sobre o tema em sala de aula.
Na EMEF Carlos Boettcher Filho, em Rio Pequeno, a professora Elisa Willms desenvolveu com os alunos da Educação Infantil uma proposta voltada à importância de todas as cores com diversos materiais e muitas experiências: roda de conversa sobre o assunto; preparo de gelatina de cores variadas e pintura com tinta. Já a professora Susane Jaeger contou da história “Menina Bonita do Laço de Fita” aos alunos do 1º ano, explorando a confecção e uso de dedoches.
Os alunos do 3º e 4º ano, coordenador pela professora Glaci Bubolz, realizaram atividades a partir do gênero textual Poema “Sou Negra Sim!”. Já os alunos do 5º, acompanhados da professora Susane Jaeger, exploraram o texto informativo “Panteras Negras”. Nos anos finais, 6º ao 9º ano da escola de Rio Pequeno, a professora Franciele Henn realizou a confecção de cartazes, trabalhos com materiais alternativos e uso de materiais recicláveis.
Na EMEF Guararapes em Linha Almeida, os alunos do 2º ano ouviram a história “Menina Bonita do Laço de Fita” contada pela professora Leonice Camargo da Silveira. A professora também realizou atividades com a turma do 1º ano, contando a história “Pretinho Meu Boneco Querido” e confeccionando o personagem com os alunos. A professora Bianca Tamara de Siqueira também explorou o tema com os alunos do 3º ano, realizando brincadeiras africanas.
Junto aos anos finais, do 6º ao 9º ano, a professora Lilian Carvalho evidenciou a arte africana representando o uso e costumes das tribos africanas. Nas pinturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores éticos, morais e religiosos. Foram momentos para promover a educação ética, voltada para o respeito e o convívio harmônico com a diversidade, buscando mostrar que respeito não tem cor, tem consciência!