Como funciona o Conecte SUS Cidadão


Publicado 07/10/2021 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social,COVID-19
Aline Haag

Através do aplicativo ou site é possível emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, exigido em diversos locais e situações.


A realização de eventos como a Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, e a divulgação pelo Governo do Estado sobre a liberação de eventos mediante apresentação do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, está motivando questionamentos sobre como acessar o documento e ter o mesmo para apresentação nos locais onde ele é exigido. Por isso, preparamos um pequeno passo a passo para obter o aplicativo ou acessar o sistema e garantir o Certificado para os locais ou situações necessárias.

O QUE É

O Conecte SUS Cidadão é a porta de entrada digital às informações de saúde, permitindo que o cidadão consiga, por meio de um dispositivo mobile ou por acesso web, visualizar seu histórico clínico, que atualmente apresenta as vacinas aplicadas, exames laboratoriais de Covid-19 realizados, internações, medicamentos dispensados e ter acesso à Carteira de Vacinação Digital e ao Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 entre outros serviços oferecidos pelo SUS.

O sistema já está disponível nas versões aplicativo e desktop. Dessa forma, todos os cidadãos poderão consultar e acompanhar as suas informações de saúde. Para ter em mãos a linha de cuidado em saúde, o cidadão basta fazer o download do aplicativo nas lojas digitais ou acessar o site do Conecte SUS no serviço gov.br.

SERVIÇOS

Atualmente, utilizando o Conecte SUS, o cidadão tem acesso ao seu histórico de vacinas, sua carteira de vacinação, resultado de exames realizados, medicamentos prescritos e dispensados, atendimentos realizados, informações sobre doação de sangue e acompanhamento, candidatos a receber transplante, posição e status na lista de espera. Conforme a Secretária Municipal de Saúde, no momento Sinimbu está disponibilizando pelo sistema a Carteira de Vacinação de Covid-19.

CERTIFICADO NACIONAL DE VACINAÇÃO COVID-19

O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a Covid. O Ministério da Saúde disponibiliza, através do Conecte SUS Cidadão, a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado. Os registros de vacinação são inseridos nos sistemas de informação ligados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Entre estes sistemas, destacamos: Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outros sistemas próprios, definidos pelos estados e municípios.

Esses dados são apresentados de forma automática no Conecte SUS, na Carteira de Vacinação Digital. Após a conclusão do ciclo vacinal, o cidadão poderá emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, no serviço “vacina” do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.

QUEM PODE UTILIZAR

O sistema está disponível para todos os cidadãos que tiveram o ciclo vacinal finalizado contra a Covid-19e tiveram seu Registro de Imunobiológico Administrado enviado à Rede Nacional de Dados em Saúde. Confira abaixo o passo a passo para utilizar o serviço

 

ETAPAS PARA RECEBER O CERTIFICADO NACIONAL DE VACINAÇÃO COVID-19

1. Tomar a dose integral da vacina (dependendo do imunizante - duas doses ou dose única) em um Centro de Imunização ou em uma Unidade Básica de Saúde. Observação: O registro pode ser realizado por profissional em sistema de informação ou em papel. No último caso, há um processo de digitação, organizado pela Vigilância Epidemiológica local, que em alguns casos podem ou não ser realizado pelo vacinador.  Tempo de duração da etapa: Depende da vacina administrada. O intervalo do ciclo vacinal está disponível no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Contra a Covid-19.

2. Por meio do aplicativo Conecte SUS Cidadão (Android ou IOS) ou da versão web, acompanhar se o registro da vacina foi inserido no sistema de informação. Caso não apareça no sistema após 10 (dez) dias da data da vacinação, verificar se houve algum problema de digitação com a equipe do estabelecimento de saúde ou Secretarias estaduais ou municipais de saúde e certificar-se de que seus dados foram transmitidos à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) do Ministério da Saúde. Tempo estimado de espera: Até 10 dias. 

3. Emissão do Certificado: No Conecte SUS Cidadão, buscar o ícone vacina >> apertar o ícone vacina >> ver o as doses administradas, abrir o detalhamento das doses administradas e clicar no botão emissão do certificado. Tempo estimado de espera: 2 minutos. Observação: O Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID -19 só será habilitado após a finalização do esquema vacinal. Dessa forma, o cidadão deverá estar atento ao número de doses necessárias para cada imunizante.

 

COMO EMITIR O CERTIFICADO PELO APLICATIVO DO CONECTE SUS CIDADÃO

Siga os passos abaixo para baixar o app no smartphone, efetuar login pelo acesso único do governo federal gov.br e acessar os dados da campanha de vacinação até emitir o seu certificado. É preciso ter um número de CPF para acessar o serviço.