Setembro Amarelo: um mês para refletir sobre a importância da saúde mental


Publicado 09/09/2021 15:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag
Aline Haag
Cartilha com informações e orientações sobre como identificar sinais de comportamentos suicidas em crianças e adolescentes foi entregue hoje aos representantes de escolas e Conselho Tutelar.
Cartilha com informações e orientações sobre como identificar sinais de comportamentos suicidas em crianças e adolescentes foi entregue hoje aos representantes de escolas e Conselho Tutelar.

Estamos em setembro e com ele surge uma campanha que visa cuidar da saúde mental das pessoas. Chamado de Setembro Amarelo, a campanha que ocorre nacionalmente tem como objetivo prevenir o suicídio, que geralmente vem associado a depressão. Por isso a importância de cuidar da saúde mental das pessoas.

Em Sinimbu, uma programação especial foi montada com objetivo de incentivar o cuidado com a saúde mental e refletir sobre a campanha. Mais do falar sobre a saúde mental, é preciso aprender a ter empatia com as pessoas e acolhe-las diante de suas dificuldades.

Pensando nisso, a Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu disponibiliza profissionais da área da Psicologia para ajudar aqueles que precisam. “Se em algum momento você não estiver se sentindo bem, busque os nossos serviços de saúde. Mais do que uma consulta, conversar com um psicólogo é poder desabafar, tem alguém que lhe escuta e em quem confiar”, detalha a secretária Sinara Dhiel.

Consultas podem ser marcadas pelos telefones 3708 1165, junto ao Posto de Saúde Central; 99701 8826, junto ao ESF de Pinhal Santo Antônio; e pelo 99985 6967, junto ao ESF Rio Pequeno. “Diante das correrias do dia a dia e em meio a uma pandemia, sabemos que a saúde emocional das pessoas fica abalada. A ajuda de um profissional da área, aconselhando e dando suporte para superar essas dificuldades, torna o processo mais fácil. Por isso é tão importante disponibilizarmos esse auxílio. As consultas são totalmente gratuitas. Além disso, as pessoas podem contar ainda com o Centro de Valorização da Vida, que oferece atendimento via telefone ou chat online. Importante lembrar ainda que quando a nossa saúde mental ai bem, todo o nosso organismo melhora. Mais do que prevenir o suicídio, queremos melhorar a qualidade de vida das pessoas”, frisa Sinara.

 

Se precisar, peça ajuda

Se você está passando por um momento difícil e perceber que não consegue lidar com suas angústias sozinho, busque ajuda. O apoio profissional pode ser muito importante para superar uma fase difícil ou receber o diagnóstico correto para um tratamento efetivo. Por mais complicada que seja a situação, há sempre uma saída.

Psicólogos e psiquiatras são profissionais que podem ajudar. O psicólogo poderá auxiliar você a lidar com as angústias e desenvolver ferramentas para superá-las. Enquanto o psiquiatra pode indicar o tratamento medicamentoso para combater os sintomas depressivos.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) trabalha para oferecer suporte emocional e realizar a prevenção do suicídio. A organização é reconhecida como Utilidade Pública Federal desde a década de 1970. Voluntários ficam à disposição 24 horas para oferecer atendimento pelo telefone 188 ou pelo chat online no site. O atendimento é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo. Se precisar, não hesite em buscar ajuda.

 

Programação especial

Pensando em proporcionar momentos de lazer e integração, melhorando autoestima da população, uma programação especial foi organizada para marcar o setembro amarelo. Na tarde de hoje, dia 9, foi realizada a entrega de cartilhas aos representantes das Escolas de Ensino Fundamental Completo e membros do Conselho Tutelar. A cartilha conta com informações e orientações sobre como identificar sinais de comportamentos suicidas em crianças e adolescentes. A entrega ocorreu durante uma conversa com a psicóloga Elise Sehn que atua junto a Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu. Confira as demais atividades programadas:

- 15/09, às 13h30: Cinema com Pipoca na Câmara de Vereadores. Atividade aberta ao público de todas as idades;

- 17/09, no turno da manhã: Roda de Conversa com os alunos do 9º ano da escola Nossa Senhora de Fátima;

- 17/09: no turno da tarde: Cinema com Pipoca na Câmara de Vereadores. Atividade aberta ao público de todas as idades;

- 21/09, às 13h30: Oficina de Mandalas no ESF de Rio Pequeno. Atividade aberta ao público de todas as idades;

- 24/09, no turno da manhã: Roda de Conversa com os alunos do 7º e 8º ano da escola Nossa Senhora de Fátima;

- 24/09, no turno da tarde: Roda de Conversa com os alunos do 7º e 8º ano da escola Nossa Senhora de Fátima;

- 24/09: às 13h30: Oficina de Mandalas na escola Nossa Senhora de Fátima. Atividade aberta ao público de todas as idades;

- 27/09, às 13h30: Oficina de Mandalas junto ao salão de festas no prédio do Cras, centro de Sinimbu. Atividade aberta ao público de todas as idades.