A Cooperativa Escolar Brotando da Terra, da EMEF – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Guararapes, de Linha Almeida, planejou o executou uma ação solidária nos meses de julho e agosto, alusivas ao Dia do Cooperativismo, conhecido como DIA C, bem como ao Dia do Agricultor e da Agricultura. A ação foi a maneira encontrada pela Cooperativa para celebrar a cooperação, por meio da valorização da produção dos agricultores das localidades que compõem a comunidade escolar.
Ontem, dia 24, aconteceu a entrega dos produtos arrecadados ao Hospital Beneficente Sinimbu. A diretora da EMEF Guararapes, Claudia Bortoli acompanhou e revelou a alegria em estar representando a comunidade escolar neste gesto solidário. “Foram mais de dez itens e dezenas de quilos de alimentos, a maioria perecíveis, enviados pelas nossas famílias. Isso demonstra o quanto são colaboradores nas ações motivadas pela escola”, detalha.
A professora Lilian Carvalho, orientadora da Brotando aponta o importante empenho da Cooperativa Escolar, da direção, professores e funcionários na mobilização dos estudantes e familiares em prol da ação lançada. “A intenção foi realizar uma prática cooperativa, evidenciando a produção das propriedades rurais, podendo cada um estar doando algo daquilo que plantam e cultivam. Os cooperados optaram pelo Hospital ser a instituição receptora dessa ação, pois entendem que esta casa de saúde é merecedora do resultado da operação singela. Segundo eles, todo ser humano, em algum momento já necessitou ou poderá necessitar do hospital para cuidar de sua saúde”, frisa Lilian.
O presidente do Hospital de Sinimbu, Elor Sackser, presente no ato da entrega parabenizou a iniciativa e agradeceu a todos pela doação recebida. “Das refeições oferecidas no HBS aos seus pacientes, muitos itens provém de doações e o que precisamos adquirir sempre optamos pelos produtos cultivados pela nossa gente, aqui em Sinimbu. Assim estamos também colaborando com o comércio local e a agricultura familiar”, disse Elor.
Denisi Schuch, enfermeira do HBS, também acompanhou o recebimento da doação e agradeceu à Cooperativa. “Tudo o que recebemos será processado pelas nossas cozinheiras para o preparo das refeições aos pacientes internados, produtos variados e de qualidade, com certeza darão muito sabor à deliciosa comida caseira”, conta.
A Cooperativa Escolar Brotando da Terra está vinculada ao Sescoop, mantida pela cooperativa de crédito Sicredi, e foi criada em 2016, sendo um espaço escolar com foco no conhecimento do espírito e da prática cooperativista, com vistas na liderança e no protagonismo juvenil. A agência Sicredi Sinimbu fez-se presente na ocasião de entrega dos alimentos ao hospital, representada pelas colaboradoras Mara Werner e Solange Backes. Além delas, a colaboradora Tatieli Hintz, que atua na Superintendência Regional Sicredi também compareceu, pois esta tornou-se madrinha da Cooperativa Brotando da Terra, abraçando essa aventura por acreditar no movimento voluntário motivado pelo Sicredi.