Programa Berço das Águas recebe inscrições até o dia 30 de abril

Publicado 07/04/2021 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

Famílias interessadas em participar do programa devem se inscrever junto a Emater de Sinimbu.

O Escritório da Emater de Sinimbu está recebendo inscrições para os interessados em participar do Programa Municipal Berço das Águas. As inscrições se encerram no dia 30 de abril e as famílias interessadas deverão providenciar a documentação necessária e realizar a inscrição junto à entidade.

Para se inscrever no Programa, as famílias precisam trazer até a Emater seus documentos pessoais, DAP, recibo do CAR e documentação da Imóvel. O Programa Berço das Águas foi criado no ano de 2018 pela Prefeitura Municipal de Sinimbu em parceria com o Escritório Municipal da Emater e tem como objetivos melhorar a qualidade da água consumida pelas famílias, preservando, protegendo e recuperando as nascentes e Áreas de Preservação Permanente. Desde a sua implantação, mais de 40 famílias já foram beneficiadas e mais de 30 nascentes recuperadas.

Sobre o programa Berço das Águas

O programa Berço das Águas apresenta uma proposta que visa promover o uso sustentável da água e do solo, a partir da preservação destes recursos através de técnicas e ações conservacionistas tais como: preservação e recuperação de matas ciliares; proteção e recuperação de nascentes; recuperação e proteção do solo com uso de plantas e; demarcação e implantação de terraços e/ou curvas de níveis.

A Emater, juntamente com a Prefeitura Municipal, através das Secretarias da Saúde e Bem Estar Social e Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, fazem num primeiro momento visitas para realização de um diagnóstico da situação atual e coleta da água para análise. Após, ocorre a execução das ações de proteção da água e do solo.

Parte do recurso utilizado na compra dos materiais usados para a realização dessas ações é reembolsado em 60% pela Prefeitura Municipal, limitado à R$ 600,00. Após a conclusão das ações são realizadas novamente análises da água para verificação da melhoria da sua qualidade.

Divulgação
Programa tem como objetivo melhorar a qualidade da água consumida pelas famílias.