Secretaria de Educação recebe livros sobre a migração da família Pierret de Luxemburgo para Sinimbu

Publicado 01/04/2021 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo

A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, através do secretário Rafael Schultz, recebeu nesta semana exemplares do livro Família Pierret – Migração luxemburguesa para o Brasil e sua conexão com a Argentina, de autoria de Alexandre Kramer e distribuído pela editora Lisbon International Press. Os exemplares do livro estarão em breve disponíveis para consulta na Biblioteca Pública Municipal e mais informações sobre o trabalho de Alexandre pode ser encontrado em familiapierret.com.

SOBRE O LIVRO

A publicação é fruto da pesquisa genealógica realizada pelo autor e documenta a história da família Pierret, que imigrou de Luxemburgo para o Brasil, habitando Sinimbu no Século XIX. Além de narrar fatos e apresentar fotos coletadas da família, o autor fez a transcrição de documentos da época do alemão para o português, contextualizando momentos históricos desta jornada.

Luxemburgo é um pequeno país europeu que faz divisa com Alemanha, França e Bélgica e que, até então, não se tinha notícia de ascendência do país em Sinimbu. Há muitos registros da imigração luxemburguesa em Santa Catarina, fato que motivou a abertura do Consulado em Palhoça, único na Região Sul do Brasil e destino de muitos brasileiros que desejam obter a cidadania daquele país.

Divulgação
Lucas Hinterholz, assessor da Secretaria de Educação, e o secretário Rafael Schultz receberam os exemplares dos livros esta semana.