Secretarias de Educação e Saúde se reúnem para tratar da retomada das aulas presenciais

Publicado 07/01/2021 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social,COVID-19

Reunião abordou os protocolos e tramites a serem seguidos na possível volta as aulas da rede municipal de ensino em meio a pandemia.

Uma reunião na tarde de hoje, dia 7, tratou das medidas de prevenção e protocolos necessários para a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino em Sinimbu. A prefeita Sandra Backes e os integrantes da Secretaria de Educação estiveram reunidos com a Secretaria de Saúde, vigilância sanitária e vigilância epidemiológica, com objetivo de organizar o calendário escolar para o ano letivo de 2021, que deve contar com o retorno das aulas presenciais e protocolos específicos para garantir a saúde dos alunos e profissionais da educação durante as aulas.

Conforme a enfermeira responsável pelo Setor de Epidemiologia em Sinimbu, Kellen Nunes, durante a reunião foi abordada a possível retomada das aulas presenciais. “Apresentamos para a equipe da Secretaria de Educação, as orientações do Ministério da Saúde para reabertura das escolas da educação básica de ensino no contexto da pandemia da Covid-19. Também falamos sobre a Nota Informativa nª27 CEVS/COE/SES/RS de 12/11/2020 que traz as orientações e as ações de monitoramento e controle pelo novo Covid-19 nas instituições de Ensino”, detalha Kellen. “Abordamos as recomendações e estratégias de prevenção e orientações aos profissionais da educação sobre as ações e medidas sanitárias para reabertura das escolas de forma segura à comunidade escolar”, completa a enfermeira.

Conforme o secretário de Educação Rafael Schultz, a reunião teve como principal objetivo buscar o embasamento legal para retomada das aulas presenciais. “Agora vamos partir para o levantamento de dados juntos as Escolas Municipais, buscando ouvir as direções das escolas e a comunidade escolar. A partir disso, vamos trabalhar de forma conjunta com os diretores para criação dos Comitês Operacionais de Emergência em Saúde – COEs das escolas, para posteriormente organizar a implementação dos protocolos de reabertura das aulas presenciais na perspectiva do distanciamento controlado”, explica Rafael.

Divulgação
Reunião sobre a possível volta as aulas presenciais foi realizada na tarde de hoje.