Inovação na didática das atividades é destaque na Emei Criança Feliz em Sinimbu

Publicado 30/07/2020 00:00
Atualizado 30/07/2020 15:23

Com vídeos e sugestões de atividades, alunos da Educação Infantil também estão tendo acompanhamento em casa.

Em tempos de pandemia e com as aulas presenciais suspensas, professores e equipe diretiva da Emei – Escola Municipal de Educação Infantil – Criança Feliz de Sinimbu também precisaram se reinventar. Através de vídeos, os professores estão buscando interagir com pais e alunos e sugerindo atividades em casa. Celulares, computadores, redes sociais, programa e aplicativos que antes eram instrumentos de entretenimento, agora se transformaram em instrumento de trabalho.

Conforme a direção da Emei, na Educação Infantil não existe ensino a distância, pois a criança e o bebê se constituem e constroem suas aprendizagens nas relações e interações, nas práticas de vida cotidiana, através da experiência vivida e não por instruções dadas. Dessa forma, o papel dos educadores passou a ser a criação de um vínculo com a criança e com à família, mostrando que o professor está ali e que se interessa por essa criança.

A partir de conversas, estudos, pesquisas, os profissionais da Educação Infantil de Sinimbu foram nos reinventando, com o auxílio da tecnologia que desafiou muito o grupo de professores. Os educadores passaram a se fazer presente para as crianças famílias através de vídeos e algumas sugestões de propostas para estarem vivenciando em casa.

Essas sugestões e vídeos estão sendo enviadas por WhatsApp nos grupos de cada turma e é através destes grupos que também é possível estar conectados com às crianças de forma virtual e interagindo com elas. “Temos consciência de que os pais não são pedagogos e por isso as propostas são sugestões”, frisa a diretora da Emei, Marli Bubolz.

Marli detalha que diante da atual situação de pandemia, os professores, em suas casas, pesquisam e produzem recursos e ideias para seus vídeos e propostas, além de trabalhar no processo de gravação e edição. “O grupo da escola tem realizado cursos online através da parceria com o Programa a União faz a Vida e outros, para seu aprimoramento, assim como muitos estudos para atualização e melhora de suas práticas diárias no cotidiano da escola, já que em situação normal, a rotina não permite esse aprofundamento e muitos assuntos acabam não sendo discutidos. Ser professor exige uma constante formação para o desenvolvimento profissional”, revela a vice -diretora e assessora pedagógica da Emei Fernanda Gobi. “Também ocorrem reuniões virtuais semanais para tratar de assuntos e avisos diversos, assim como para dialogar sobre nossos estudos. Estamos vivendo uma outra rotina com muita intensidade, em um outro espaço, outra normalidade, outros aprendizados, ressignificando nosso trabalho na Educação Infantil”, finaliza Marli.

DEPOIMENTO

A professora Lilian Schwengber Ramos foi uma das educadoras que inovou na forma de manter contato com seus alunos. Ela gravou um vídeo contanto a história da Chapeuzinho Vermelho, aproveitando os recursos que possuía em casa. Até o marido de Lilian participou da ação. “Estou sempre pesquisando sobre formas de editar vídeos. Um amigo de Santa Maria me indicou um programa para fazer vídeo com efeitos sonoros no celular e foi este que testei na história. Temos que nos reciclar com essas tecnologias que surgiram”, conta.

Lilian relata que existem várias atividades legais e vídeos que os colegas da Emei estão fazendo, buscando se reinventar diante de seus alunos. “Estamos até nos superando com relação a timidez em frente a uma câmera. Inclusive eu mesma fiz alguns cursos online sobre contação de histórias para aprender a fazer recursos novos para contar com material não estruturado e técnicas para tentar perder a vergonha em frente a câmera. Acredito que as crianças estão gostando”, finaliza.

Divulgação
Professores estão inovando com a criação de vídeos e enviando o material para as famílias dos alunos.