Os alunos do 6º ao 9º ano da Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Carlos Boettcher Filho, de Rio Pequeno, também estão expondo trabalhos no saguão da Prefeitura de Sinimbu. Mandalas, Potes da Calma e um arranjo estão expostos para que a comunidade possa apreciar o trabalho, coordenado de forma conjunta pelas professoras Inês Wojahn e Ingrid Waechter Kanitz.
De acordo com as professoras, no caso do arranjo, a proposta foi para que as famílias ajudassem os estudantes e posteriormente fossem enviadas fotos dos trabalhos. Com relação aos mandalas, pintados em papel e em pedras, a cooperativa escolar Gotinha D’Água também auxiliou nos trabalhos durante o período em que ainda havia aulas presenciais. Posteriormente, os trabalhos foram realizados pelos alunos integrando as atividades pedagógicas não presenciais.
SOBRE OS TRABALHOS
Os Mandalas são imagens que nos organizam internamente por conta da harmonia de suas formas e cores. Circulares, se originam de um ponto central, se expandindo – ou desenvolvendo – para o seu entorno. Em sânscrito, a palavra Mandala significa “centro” ou “círculo”, e foi o tipo de trabalho escolhido pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung para desenvolver com seus pacientes.
Já os Potes da calma são ferramentas que servem para acalmar as pessoas em momentos de choro, estresse ou muita agitação. É recomendado para crianças da Educação Infantil. Em tempos difíceis, o Pote da Calma pode ser útil para todas as idades, pois ajuda a manter a calma e o equilíbrio emocional.
A Emef Carlos Boettcher expos ainda um arranjo, com o intuito de servir de fonte de esperança e fé. “Em tempos de distanciamento social, permanecemos conectados pelo coração”, diz o enunciado do trabalho.