Estudo sobre a Covid-19 acontece nesse sábado em Sinimbu

Publicado 28/07/2020 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social,COVID-19

Testagem para identificar progressão da Covid-19 será realizada pelo Cisvale e Unisc.

No próximo final de semana, 1 e 2 de agosto, terá início a pesquisa encomendada pelo Cisvale - Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo -, em parceria com a Unisc, que irá mensurar a soroprevalência de SARS-CoV-2 (vírus causador da Covid-19) na região. Ao todo, serão quatro etapas de realização de testes, uma a cada 14 dias, sempre aos finais de semana, a partir das 8h. Em Sinimbu a pesquisa acontece no sábado, dia 1º, com o acompanhamento da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, destaca que residências serão sorteadas e que um técnico irá visitar a família para a realização de testes rápidos e aplicar uma pesquisa para identificar a prevalência do vírus no município e região. “Pedimos para que a população receba o profissional em sua casa, pois essa pesquisa irá beneficiar toda região no controle do coronavírus”, destaca Sinara. Em Sinimbu, de acordo com a secretária, 30 amostras serão coletadas.

A nível regional, em cada etapa da pesquisa, serão aplicados 1.063 testes rápidos, divididos entre os 14 municípios de abrangência do Cisvale, que serão coletados a partir de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo da pessoa testada, totalizando 4.252 testes aplicados na população. A condução local da coleta de dados em cada município vai ser coordenada e supervisionada pela equipe técnica da pesquisa.

“Os coletadores serão servidores das secretarias municipais de Saúde, sendo profissionais de nível técnico ou superior”, explicou a professora doutora Mari Ângela Gaedke, que integra a equipe técnica da pesquisa. Todos estão sendo treinados antes de irem a campo e irão utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscara, avental, luvas e óculos de proteção. “Sempre na sexta-feira que anteceder as pesquisas, todos os coletadores e supervisores passam por um treinamento com a equipe técnica, sendo que todos são testados previamente para Covid-19”, complementou Mari Ângela.

Divulgação
Treinamentos estão sendo realizados com as equipes de profissionais que irão realizar a coleta.