Máscaras descartáveis não podem ser misturadas com o lixo comum


Publicado 04/06/2020 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social,COVID-19
Aline Haag

Assim como o lixo produzido por pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19, o descarte das máscaras descartáveis precisam seguir alguns protocolos de segurança.


A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu está orientando a população sobre o descarte correto das máscaras de proteção descartáveis. Assim como o lixo produzido por uma pessoa com suspeita de Covid-19 ou confirmação da doença, a destinação desses resíduos precisa seguir alguns protocolos de segurança, evitando a contaminação de outras pessoas com os materiais descartados.

Conforme a Secretaria, as máscaras descartáveis precisam ser dispostas em uma lixeira específica para isso. A mesma lixeira também pode ser usada para descarte de toalhas/lenços de papel, luvas e outros resíduos usados pela pessoa contaminada pelo Covid-19 ou com suspeita da doença, se for o caso.

Além de separar em uma lixeira específica, a orientação é ainda para que as máscaras sejam descartadas em um saco específico, que deve ser fechado de forma que não vaze ar e nem líquidos. Em seguida, deve ocorrer a higienização das alças e tampas das lixeiras e o lixo a ser descartado precisa permanecer por, pelo menos, 72 horas em um local específico, antes de ser disposto para a coleta pública. Os mesmos procedimentos são necessários em casos suspeitos ou confirmados de coronavírus, sendo que nestes é aconselhado o uso de dois sacos de lixo para acondicionar o material que pode estar infectado. Da mesma forma, é importante lembrar que o recolhimento deve ser feito sempre por uma pessoa que não possui sintomas de Covid e que esta deve tomar todos os cuidados necessários, como higienização das mãos.