A chefe do Departamento Municipal de Meio Ambiente de Sinimbu, Fabiani Knod, entregou para a prefeita Sandra Backes a conclusão da revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A revisão foi realizada entre o Departamento e a empresa Urbana Engenharia, contratada pelo Cisvale – Consórcio Internacional de Serviços do Vale do Rio Pardo.
Durante os últimos meses, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos já existente no município foi revisado e analisado. Ajustes foram feitos, bem como uma audiência pública com a comunidade para debater as mudanças necessárias.
A conclusão dessa revisão foi entregue ao Departamento Municipal de Meio Ambiente de Sinimbu recentemente e Fabiani encaminhou a documentação para a prefeita Sandra. Agora, cabe ao município atender as metas estabelecidas pelo Plano.
SOBRE A REVISÃO DO PLANO
A Revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Sinimbu contempla 20 anos de planejamento, abrangendo todo o território do município, considerando localidades rurais e urbanas. Para a elaboração do mesmo, foi utilizado o Plano Municipal de Saneamento Básico e levantamentos de dados junto com a equipe técnica da Prefeitura, através de reuniões, entrevistas com servidores e apontamentos da população em geral, considerando os tipos de resíduos gerados no município, origem, volume, caracterização e formas de destinação e disposição final adotada. Trata-se de um documento de vital importância para questão ambiental, de saneamento básico e saúde pública, pois projeta para as próximas duas décadas ações concretas no sentido de melhor gerir os resíduos sólidos municipais, popularmente conhecidos como lixo, visando melhorar cada vez mais o ambiente onde se vive, proporcionando ao cidadão sinimbuense qualidade de vida.