Oficina de Gestão de Cooperativas Escolares e Uso de Ferramentas Digitais encerra hoje

Publicado 10/07/2019 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo

Cooperativas de Sinimbu e Herveiras estão participando da formação promovida através do Programa A União Faz a Vida.

Termina hoje, dia 10, a oficina de Gestão de Cooperativas Escolares e Uso de Ferramentas Digitais promovida através do PUFV – Programa a A União Faz a Vida – desenvolvida em parceria com a Sicredi e com o Sistema Ocergs - Sescoop/RS e a Prefeitura de Sinimbu, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo. A oficina, que ocorreu em três etapas, conta com a presença de alguns integrantes das cooperativas escolares Brotando da Terra, da Linha Almeida, e Semeando Sonhos, de Herveiras.

Além da etapa de hoje, os participantes já realizaram atividades relativas a oficina no dia 26 de junho e na semana passada, dia 3 de julho, totalizando 24 horas de formação. Conforme a coordenadora local do Pufv e coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Sinimbu, Anita Brandenburg, o objetivo da oficina é contribuir na educação continuada de jovens associados (as) e educadores (as) orientadores (as) de cooperativas escolares para garantir processos de inovação e sustentabilidade das cooperativas escolares. “Os municípios de Sinimbu e Herveiras estão sendo parceiros nesse projeto junto as cooperativas, fornecendo o transporte aos alunos e também fornecendo os lanches, sendo que os almoços para os integrantes é oferecido pela Sicredi”, explica Anita.

Além das atividades dessa oficina de Gestão, outras duas oficinas já estão agendadas para os integrantes das cooperativas do Vale do Rio Pardo. As cooperativas da região irão participar ainda da oficina de Comunicação Criativa e oficina de Criatividade e Inovação. As formações encerram apenas em setembro e devem agregar mais conhecimento e inovação às cooperativas.

Vale lembrar que a formação que se encerra hoje está sendo realizada pela assessora pedagógica do Puvf, Patrícia Brum Pacheco, diretora da Greta Consultoria. Além dela, participa da realização da oficina o professor de tecnologia digital Eduardo Lorini Carneiro, da escola Hapy Code de Canoas. Também estiveram presentes os integrantes da cooperativa Brotando da Terra, que funciona junto a Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Guararapes na Linha Almeida, acompanhados da orientadora e diretora Lilian Carvalho, e os integrantes da cooperativa Semeando Sonhos da Emef Maurício Cardoso de Herveiras, acompanhados da orientadora e diretora Aline Voese.

Integrantes das cooperativas escolares Brotando da Terra e Semeando Sonhos estão participando de 24 horas de formação.