Médico está atuando no Posto de Saúde Central desde janeiro, através de uma permuta com o Governo do Estado.
Os cidadãos sinimbuenses que precisam de atendimento especializado na área da cardiologia não precisam mais se deslocar para outra cidade. Isso porque, através de uma permuta com o Governo do Estado, Sinimbu conta com o atendimento de um médico cardiologista desde meados de janeiro. No total, mais de 80 pessoas já foram atendidas nesse período.
Abdalla Juma Abdalla Abdel Hamid está atendendo no Posto de Saúde Central toda quinta-feira. Além de consultas, ele também está fazendo os laudos dos eletrocardiogramas. “No total, ele atendeu 81 pessoas e laudou cerca de 100 eletros”, revela a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel. “Além disso, ele também já realizou diversas consultas de emergência e providenciou os encaminhamentos para hemodinâmica em Santa Cruz do Sul”, completa.
Sinara lembra que todos os pacientes de Sinimbu podem ser atendidos por ele e que para isso, basta passar por uma avaliação inicial com um clínico geral no Posto de Saúde Central ou nos postos do interior do município. “Ele está prestando um bom atendimento no município e a comunidade aprovou. Agora as pessoas não precisam mais se deslocar para outras cidades. O médico sempre está no posto no dia do seu atendimento e não faltou em nenhum dia”, explica Sinara. “Com essa permuta, o município está conseguindo atender mais pessoas. A fila de espera tinha quase 200 pessoas e já diminuiu muito. A comunidade tem nos procurado e afirmado que o médico, além de ser uma pessoa com uma formação qualificada, é uma pessoa carismática e humilde, que atende bem os pacientes”, completa a secretária.
Além disso, ela reitera que o município segue trabalhando na prevenção. “Um dos maiores problemas de saúde no município é a hipertensão e infarto do miocárdio e para isto, além dos programas que temos nas comunidades com a nutricionista e a enfermeira, o médico cardiologista está dando orientações para prevenção destas doenças. Estamos fazendo também este importante trabalho antes que a doença apareça”, finaliza.