Assinatura aconteceu na manhã de sexta-feira, em Santa Cruz do Sul.
A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, assinou o Acordo de Cooperação com o projeto Verde é Vida, renovando um trabalho que já vinha acontecendo em escolas do município. A assinatura do contrato foi realizada na manhã de sexta-feira, dia 10, na sala da Erva Mate, na Afubra – Associação dos Fumicultores do Brasil –, entidade que desenvolve o projeto.
Antes da assinatura do documento, o vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, falou sobre os 25 anos do projeto Verde é Vida, comemorados no ano passado. Ele também citou as parcerias com os municípios da região e disse que diversas ações somente são possíveis, graças a essas parcerias. “Os nossos produtores se preocupam com a educação dos seus filhos. A nossa região é a que mais tem famílias vivendo no meio rural. O projeto cresceu e vem contribuindo com as escolas na formação dos novos produtores rurais”, destacou.
O coordenador pedagógico do projeto, José Leon Macedo Fernandes, explicou que o Verde é Vida busca preparar os jovens para a vida cidadã. Ele ainda apresentou um histórico do projeto e explicou os programas e ações. “Nosso foco este ano serão os grupos ambientais que integram as ações pedagógicas. Além disso, teremos como tema este ano a alimentação saudável”, pontuou.
Para a prefeita Sandra Backes, o projeto educacional vem de encontro às comunidades. “É de extrema importância manter essa parceria com a Afubra. Através do Verde é Vida e dos trabalhos desenvolvidos, conscientizamos nossas crianças e jovens em relação a importância do meio ambiente e assuntos ligados a ele. E através dos estudantes, conscientizamos toda a comunidade”, avalia.
Saiba Mais
Além de Sinimbu, assinaram o Acordo também os municípios de Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Vale do Sol e Vera Cruz. A assinatura do documento acontece a cada quatro anos, de acordo com as eleições municipais.
O projeto Verde é Vida vem sendo desenvolvido desde 1991. Através dele a Afubra já realizou gratuitamente:
- Distribuição de 4,5 milhões de mudas de árvores nativas às escolas e projetos ambientais;
- A entrega de 85 mil livros da Série Ecologia;
- Disponibilização de 550 mil cadernos de exercícios da Série Ecologia;
- Atividades em 600 municípios do Sul do Brasil – destes 210 estão, atualmente, integrados aos programas de Sensibilização Ambiental e de Ação Socioambiental;
- Desde a criação, produz e distribui material didático aos alunos das escolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nos 25 anos foram distribuídas 2.960.000 unidades, entre réguas, cadernos, cartilhas de exercícios e de pintura;
- Atendimento de 178 mil alunos e professores.
Escolas destaques foram certificadas
Além da assinatura do contrato, diretores e coordenadores das escolas em que o programa Verde é Vida é desenvolvida participaram de uma reunião pedagógica. Além disso, as escolas que se destacaram no projeto foram certificadas.
Do município de Sinimbu, duas escolas receberam certificados: a Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Carlos Boettcher Filho, de Rio Pequeno, e a Emef Guararapes, de Linha Almeida. Ambas foram reconhecidas como destaque pelos serviços prestados a comunidade, a educação e ao meio ambiente.
O reconhecimento acontece anualmente e é destinado as escolas que desenvolvem as sete ações do Verde é Vida. A Emef Carlos Boettcher Filho e a Emef Guararapes desenvolveram e participaram, ao longo de 2016, das atividades do Bolsa de Sementes, Coleta de Óleo Saturado, Projeto da Escola, Relatório da Escola, Grupos Ambientais, Pesquisa Científica e Ação Conjunta.
PREMIAÇÃO
Além das escolas Carlos Boettcher Filho e Guararapes, a Emef Nossa Senhora da Glória, do centro de Sinimbu, também estará em evidência na próxima semana devido a sua participação no programa Verde é Vida. Isso porque, ao longo de 2016, o educandário recolheu óleo saturado.
Como forma de incentivo a continuação do trabalho e premiação, a escola receberá um cheque com valor referente a quantidade de óleo recolhida. A entrega dos recursos acontece na próxima semana, em meio a programação da Expoagro Afubra.