Sinimbu assinou o Acordo de Cooperação com o projeto Verde é Vida


Publicado 16/03/2017 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag

Assinatura aconteceu na manhã de sexta-feira, em Santa Cruz do Sul.


A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, assinou o Acordo de Cooperação com o projeto Verde é Vida, renovando um trabalho que já vinha acontecendo em escolas do município. A assinatura do contrato foi realizada na manhã de sexta-feira, dia 10, na sala da Erva Mate, na Afubra – Associação dos Fumicultores do Brasil –, entidade que desenvolve o projeto.

Antes da assinatura do documento, o vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, falou sobre os 25 anos do projeto Verde é Vida, comemorados no ano passado. Ele também citou as parcerias com os municípios da região e disse que diversas ações somente são possíveis, graças a essas parcerias. “Os nossos produtores se preocupam com a educação dos seus filhos. A nossa região é a que mais tem famílias vivendo no meio rural. O projeto cresceu e vem contribuindo com as escolas na formação dos novos produtores rurais”, destacou.

O coordenador pedagógico do projeto, José Leon Macedo Fernandes, explicou que o Verde é Vida busca preparar os jovens para a vida cidadã. Ele ainda apresentou um histórico do projeto e explicou os programas e ações. “Nosso foco este ano serão os grupos ambientais que integram as ações pedagógicas. Além disso, teremos como tema este ano a alimentação saudável”, pontuou.

Para a prefeita Sandra Backes, o projeto educacional vem de encontro às comunidades. “É de extrema importância manter essa parceria com a Afubra. Através do Verde é Vida e dos trabalhos desenvolvidos, conscientizamos nossas crianças e jovens em relação a importância do meio ambiente e assuntos ligados a ele. E através dos estudantes, conscientizamos toda a comunidade”, avalia.

 

Saiba Mais

Além de Sinimbu, assinaram o Acordo também os municípios de Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Vale do Sol e Vera Cruz. A assinatura do documento acontece a cada quatro anos, de acordo com as eleições municipais.

O projeto Verde é Vida vem sendo desenvolvido desde 1991. Através dele a Afubra já realizou gratuitamente: 

- Distribuição de 4,5 milhões de mudas de árvores nativas às escolas e projetos ambientais;

- A entrega de 85 mil livros da Série Ecologia;

- Disponibilização de 550 mil cadernos de exercícios da Série Ecologia;

- Atividades em 600 municípios do Sul do Brasil – destes 210 estão, atualmente, integrados aos programas de Sensibilização Ambiental e de Ação Socioambiental;

- Desde a criação, produz e distribui material didático aos alunos das escolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nos 25 anos foram distribuídas 2.960.000 unidades, entre réguas, cadernos, cartilhas de exercícios e de pintura;

- Atendimento de 178 mil alunos e professores.

 

 

Escolas destaques foram certificadas

Além da assinatura do contrato, diretores e coordenadores das escolas em que o programa Verde é Vida é desenvolvida participaram de uma reunião pedagógica. Além disso, as escolas que se destacaram no projeto foram certificadas.

Do município de Sinimbu, duas escolas receberam certificados: a Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Carlos Boettcher Filho, de Rio Pequeno, e a Emef Guararapes, de Linha Almeida. Ambas foram reconhecidas como destaque pelos serviços prestados a comunidade, a educação e ao meio ambiente.

O reconhecimento acontece anualmente e é destinado as escolas que desenvolvem as sete ações do Verde é Vida. A Emef Carlos Boettcher Filho e a Emef Guararapes desenvolveram e participaram, ao longo de 2016, das atividades do Bolsa de Sementes, Coleta de Óleo Saturado, Projeto da Escola, Relatório da Escola, Grupos Ambientais, Pesquisa Científica e Ação Conjunta.

PREMIAÇÃO

Além das escolas Carlos Boettcher Filho e Guararapes, a Emef Nossa Senhora da Glória, do centro de Sinimbu, também estará em evidência na próxima semana devido a sua participação no programa Verde é Vida. Isso porque, ao longo de 2016, o educandário recolheu óleo saturado.

Como forma de incentivo a continuação do trabalho e premiação, a escola receberá um cheque com valor referente a quantidade de óleo recolhida. A entrega dos recursos acontece na próxima semana, em meio a programação da Expoagro Afubra.

 

 

Divulgação
Emef Guararapes também foi reconhecida pela participação nas sete ações do projeto.
Emef Guararapes também foi reconhecida pela participação nas sete ações do projeto.

Divulgação
Emef Carlos Boettcher Filho recebeu um quadro pelo destaque no projeto Verde é Vida.
Emef Carlos Boettcher Filho recebeu um quadro pelo destaque no projeto Verde é Vida.

Aline Haag
Acordo renovou a parceria entre Sinimbu e a Afubra.
Acordo renovou a parceria entre Sinimbu e a Afubra.