Emef Nossa Senhora da Glória coletou cerca de 2.480 litros de óleo saturado em 2015, alcançando o 6º lugar entre as 485 instituições participantes
O Programa de Coleta de Óleo Saturado da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) divulgou na manhã do último dia 22, na Expoagro Afubra, os resultados obtidos no ano passado e também desde o lançamento da iniciativa, em 2009. Em 2015, as escolas parceiras dos três estados do Sul coletaram 127.556 litros. Já o total de todos os anos chega a 555.174 litros.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Glória, participante do Programa desde 2009, e novamente foi destaque, cerca de 2.480 litros de óleo saturado foram coletados em 2015, alcançando o 6º lugar entre as 485 instituições participantes. Cada participante recebe seu bônus pelo trabalho realizado no ano passado, R$ 0,50 por litro coletado, que pode ser trocado por mercadoria em qualquer loja da Agrocomercial Afubra. Cada entidade participante faz uma primeira filtragem do óleo e o deixa disponível para funcionários da Afubra fazerem o recolhimento. Esta, por sua vez, envia o material ao Parque da Expoagro em Rincão Del Rey (Rio Pardo), onde está instalada a usina de bioenergia. O óleo saturado é transformado em biodiesel e usado em veículos da Afubra. Já as garrafas pet onde ele vem armazenado são doadas a uma usina de reciclagem de Santa Cruz. A glicerina é utilizada em projetos de pesquisa.
Somente em Sinimbu, a Escola já conseguiu recolher 14.806 litros desde 2009. Hoje a Escola é referência na coleta de óleo no município. "Restaurantes, padarias são nossos grandes parceiros. Além de diariamente divulgarmos na comunidade escolar a importância do destino correto a este tipo de material. A escola, enquanto instituição educativa acredita na formação de cidadão conscientes e comprometidos com o lugar onde vivem deixando-o mais limpo e menos contaminado através de pequenas ações do dia a dia”, explica a diretora da Emef Glória, Fátima Bohnen.