Programa Saúde na Escola inicia as atividades de 2020 em Sinimbu

Publicado 17/03/2020 00:00
Atualizado 19/03/2020 14:20

Na semana passada, dia 12, representantes da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo e Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu se reuniram para avaliar as ações do PSE – Programa Saúde na Escola –, realizadas em 2019. A reunião serviu também para organizar e dar início as atividades do programa, previstas para esse ano.

No primeiro momento, a coordenadora pedagógica e representante da Secretaria de Educação no GTI – Grupo de Trabalho Intersetorial – Municipal, Ani Cristina Vogt Staub, apresentou os diferentes materiais adquiridos com os recursos do programa, seguindo o Plano de Aquisição que as Escolas enviaram para a SMECT, em novembro do ano passado. “Observamos, antes de realizar as compras, a necessidade de cada Escola”, conclui Ani. “As aquisições foram encaminhadas para os educandários ainda durante o mês de fevereiro”, completa.

A secretária de Educação, Mariane Werner Panke, que também participou da reunião, parabenizou as escolas de Sinimbu pelo empenho e dedicação de cada profissional, pois o programa só teve tanta relevância na vida dos estudantes do município por causa da dedicação de cada profissional envolvido. Os demais integrantes que participaram da reunião enfatizaram que o PSE está tendo êxito no município devido a parceria entre educação e saúde, ressaltando que os beneficiados são os estudantes da rede pública de Sinimbu.

Logo em seguida, os integrantes do grupo, presentes na reunião, organizaram a realização de algumas ações em conjunto para este ano, nas escolas de Sinimbu. “Foi feito um cronograma de atividades que será repassado posteriormente para as escolas. Várias ações são realizadas pelas escolas e para um melhor acompanhamento das mesmas, ficou definido que as mesmas sejam encaminhadas para a SMECT e esta irá encaminhar para a Secretaria de Saúde para ao lançamento no Sistema”, explica Ani.

Para o ano de 2020, o município de Sinimbu também conta com o Programa Sorrindo para o Futuro, em parceria com o Sesc de Venâncio Aires. Tanto o Programa Sorrindo para o Futuro, como o PSE, tem por objetivo melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Desta forma, estimulam e incentivam as escolas públicas a construírem uma rotina de hábitos de higiene bucal, alimentação saudável e atividades físicas mais benéficas à saúde, por isso, várias ações serão feitas em conjunto. Além da coordenadora Ani e da secretária Mariane, também participaram da reunião a nutricionista Daniela Kronbauer e as enfermeiras Gésica Busatto e Regina Luiza Jaeger.

Sobre o Programa

O Programa Saúde na Escola é uma ação conjunta da Saúde e da Educação que visa contribuir para o fortalecimento de ações no enfrentamento de vulnerabilidades e ampliação das ações de saúde para os estudantes da rede pública.

AÇÕES DO PSE

1. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;

2. Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas;

3. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

4. Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos;

5. Prevenção das violências e dos acidentes;

6. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;

7. Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor;

8. Verificação da situação vacinal;

9. Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;

10. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;

11. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;

12. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Divulgação
Reunião de avaliação do ano de 2019 e planejamento das ações deste ano foi realizada na semana passada.

Divulgação
Materiais foram adquiridos com os recursos do programa, seguindo o Plano de Aquisição enviado pelas escolas.