Sinimbu também está vacinando contra o Sarampo


Publicado 12/02/2020 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag

Dia D de mobilização e vacinação das crianças e jovens de 5 a 19 anos será no sábado, dia 15.


O município de Sinimbu, através da Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, iniciou na segunda-feira, dia 10, a 1ª etapa da campanha de vacinação contra o Sarampo. A campanha, que ocorre em nível nacional, tem por objetivo imunizar todas as crianças e jovens com idade entre 5 e 19 anos. O Dia D de mobilização acontece nesse sábado, dia 15, com os Postos de Saúde do município abertos em horário específico, para melhor atender a população.

Conforme o secretário de Saúde de Sinimbu, Plínio Weigel, nesse sábado o Posto de Saúde Central e as ESFs – Estratégias de Saúde da Família – de Rio Pequeno e Pinhal Santo Antônio estarão abertos das 8h às 12h. “Solicitamos a população que procurem os Postos de Saúde para avaliação de sua caderneta de vacinação”, frisa Plínio.

Nesta 1ª etapa serão vacinadas pessoas de 5 a 19 anos de idade não vacinadas ou com esquema incompleto da tríplice viral e será realizada de forma seletiva de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. De acordo com o Programa Nacional de Imunizações, considera-se vacinada a pessoas de 12 meses a 29 anos de idade que comprovem o recebimento de duas doses de vacina com o componente sarampo, e indivíduos de 30 a 49 anos de idade que comprovarem uma dose de vacina com o componente sarampo também serão considerados vacinados e consequentemente protegidos.

Vale lembrar que a rede pública de saúde disponibiliza gratuitamente a vacina com o componente Sarampo para a população de 6 meses a 49 anos de idade, de acordo com o esquema preconizado e para todos profissionais de saúde, independente da faixa-etária. O vírus do Sarampo é altamente contagioso e com a vacina todos estarão estaremos protegendo inclusive as pessoas de seu convívio.