Educadores da Emei Criança Feliz participaram de formação continuada

Publicado 07/02/2020 00:00

Após o retorno das merecidas férias, nos dias 3 e 4 de fevereiro, professores, direção e estagiários/monitores da Emei - Escola Municipal de Educação Infantil - Criança Feliz de Sinimbu, iniciaram o ano escolar participando de oficinas de formação continuada, sendo este um direito e um dever de cada educador conforme a LDB – Lei de Diretrizes e Bases - e meta 16 do Plano Nacional e Municipal de Educação. No dia 3, foi realizada a abertura com o grupo de educadores da Emei Criança Feliz, com a participação da prefeita Sandra Backes, secretária de Educação Mariane Panke e equipe de coordenação pedagógica: Ani Staub, Anita Brandenburg e Daiane Rech. O grupo foi acolhido pela direção da creche, professoras Marli Bubolz e Fernanda Gobi.

Em seguida, foi oferecida uma oficina através do Programa A União faz a Vida – Sicredi, com assessoria da professora Rita Vargas, de Charqueadas, pela Greta Consultoria de Canoas. Nos turnos, manhã e tarde, ela desenvolveu a oficina de Metodologia de Projetos na Educação Infantil, com os objetivos de: Fortalecer a importância da metodologia de projetos na educação infantil para a aprendizagem das habilidades das crianças; e Desenvolver estratégias para o registro pedagógico e avaliação com base nas orientações da política educacional. A oficina foi estruturada com base nas metodologias ativas, sendo que desta forma as atividades propostas contemplaram a participação ativa dos professores e auxiliares de ensino da escola.

Já na manhã do dia 4 de fevereiro, com o apoio do CPM, o grupo participou do encontro de “Autoconhecimento e ludicidade: um caminho para conexão”, cujos objetivos foram: Oportunizar atividades que promovam o autoconhecimento, bem como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, possibilitando uma melhora nas relações interpessoais; Sensibilizar os professores e funcionários da Escola para a necessidade de um olhar amoroso para com eles próprios e com toda a comunidade escolar; Estimular os participantes a refletirem sobre o seu papel, missão e valores no contexto escolar; e Estimular a conexão entre os participantes. O encontro, repleto de atividades vivenciais, foi coordenado pela facilitadora Marieli Hoff – Pedagoga, MBA Liderança e Coaching para a Gestão de Pessoas, Pós-graduada em Gestão da Educação, Mediadora Judicial Cível, Instrutora e Facilitadora de Práticas Restaurativas, Facilitadora Argila: espelho da Auto- Expressão.

Divulgação
Abertura do ano letivo dos educadores contou com a presença da prefeita Sandra, secretária de Educação Mariane e equipe de coordenação pedagógica da Secretaria de Educação.