1ª Feira do “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” acontece no próximo dia 4

Publicado 28/11/2019 14:00

Escolas participantes e seus alunos irão mostrar o resultado das atividades desenvolvidas durante o programa.

Em julho de 2019, o município de Sinimbu aderiu ao Programa de Educação Empreendedora nas escolas municipais, numa parceria com o Sebrae. A proposta do Programa é a aplicação da metodologia JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos. As escolas municipais interessadas se inscreveram e agora os alunos participantes do Programa irão mostrar o resultado do projeto, durante a 1ª Feira do JEPP no próximo dia 4 de dezembro.

O Programa do JEPP tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e jovens, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil. Para aplicar essa metodologia, os professores das escolas participantes receberam uma formação nos dia 31 de julho, 1 e 2 de agosto.

Após a formação, os professores aptos, começaram a aplicar a Metodologia do JEPP com seus estudantes. Durante a realização dos encontros, vários produtos cheios de inovação e criatividade, foram e continuam sendo produzidos.  Conforme a Secretaria de Educação de Sinimbu, os estudantes estão muito empolgados com a Feira pois poderão  apresentar e comercializar os seus produtos para a comunidade.

A 1ª Feira de Jovens Empreendedores da Rede Municipal de Ensino de Sinimbu ocorre na próxima quarta-feira, tendo como local a própria escola para atender a comunidade escolar. Toda a comunidade escolar e também a comunidade em geral está convidada para apreciar e adquirir produtos confeccionados/produzidos pelos estudantes das escolas de Sinimbu.

Confira abaixo a relação das escolas e o horário de funcionamento da 1ª Feira do JEPP em cada educandário. Ao final da Feira, todos os estudantes e professores envolvidos e que cumpriram a carga horária exigida, receberão certificado de participação do Sebrae/RS.

1ª Feira do JEPP nas escolas:

- Emef Ipiranga de Linha Cinco: no turno da manhã, das 7h30 às 10h30.

- Emef Nossa Senhora de Fátima, de Pinhal Santo Antônio: no turno da manhã, das 7h30 às 11h30.

- Emef Guararapes e Emef Sete de Setembro, na Linha Almeida: no turno da manhã, das 8h às 12h.

- Emef Carlos Boettcher Filho, de Rio Pequeno: no turno da tarde, das 13h às 17h.

- Emef Nossa Senhora da Glória, no centro de Sinimbu: o dia todo, das 10h às 16h.

Sobre o programa

Ensinar empreendedorismo significa formar pessoas com senso de liderança, criação de soluções de problemas de forma criativa, experiência de trabalho em equipe, e a capacidade de se reinventar, adaptar-se ou se transformar em qualquer cenário. Desta maneira, as escolas são o ambiente ideal para desenvolver esta habilidade de empreender, uma vez que acompanha o crescimento do indivíduo. Espera-se que ao ensinar o empreendedorismo nas escolas haja maior engajamento dos estudantes no ambiente escolar, uma vez que aprenderão a desenvolver capacidades que talvez, antes não tenham sido exploradas, despertando paixão no que fazem.

O assunto será abordado em sala de aula de acordo com a turma envolvida, sendo que o programa se divide em nove temáticas. Veja abaixo qual temática que foi trabalhada em cada ano/série:

- 1º ano: O mundo das ervas aromáticas;

- 2º ano: Temperos naturais;

- 3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos;

- 4º ano: Locadora de produtos;

- 5º ano: Sabores de cores;

- 6º ano: Ecopapelaria;

- 7º ano: Artesanato sustentável;

- 8º ano: Empreendedorismo social;

- 9º ano: Novas ideias, grandes negócios.

Divulgação
Cada escola, cujos professores aderiram ao projeto, irá sediar a Feira do JEPP na sede do educandário.