Município de Sinimbu aderiu ao Programa Sorrindo para o Futuro


Publicado em 07/11/2019 Gabinete do Prefeito Secretaria de Educação Cultura e Turismo Secretaria da Saúde e Bem Estar Social Fonte: Aline Haag


No mês de setembro, a prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, assinou o termo de adesão ao Programa Sorrindo para o Futuro, que será desenvolvido em toda a rede municipal em 2020, envolvendo crianças da pré-escola ao 6º ano do Ensino Fundamental. Pioneiro no Brasil, o programa tem por objetivo melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Desta forma, o programa estimula e incentiva as escolas públicas a construírem uma rotina de hábitos de higiene bucal, alimentação saudável e atividades físicas mais benéficas à saúde.

O Programa do Sesc, Sorrindo para o Futuro, é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras municipais desde 2003. Em constante inovação, o projeto vem trabalhando na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas, estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escolar. Por alguns anos, Sinimbu já vinha participando do programa, que agora está sendo retomado, uma vez que se percebe cada vez mais a necessidade de desenvolver práticas de prevenção e cuidado com a saúde bucal e promoção da educação nutricional das crianças junto com as famílias e escolas.

Em reunião realizada na manhã de hoje, dia 7, com as equipes responsáveis pelo programa dentro da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, a técnica em Saúde Bucal pelo Sesc de Venâncio Aires, Monique Becker, que explicou sobre o funcionamento do programa e esclareceu sobre o cadastro dos alunos no sistema do Sesc. Participaram da reunião o secretário da Saúde Plínio Weigel, a assessora Sinara Dhiel, a dentista Carla Schwengber, a secretária de Educação Mariane Panke, a nutricionista Juliana Stona e as coordenadoras pedagógicas Anita Brandenburg, Ani Staub, Daiane Rech.

De acordo com as Secretarias de Saúde e Educação de Sinimbu, participarão do programa somente os alunos cujos pais preencherem e assinarem a ficha de autorização, que será usada para iniciar o cadastro no site do Sesc. No entanto, o programa será desenvolvido efetivamente no ano de 2020, quando os alunos receberão um kit, contendo escova, creme dental e fio dental para realizar a escovação na escola. Os alunos receberão ainda uma avaliação bucal que será realizada por dentistas da Secretaria da Saúde, bem como serão realizadas outras atividades de promoção da saúde bucal e nutricional. A Secretaria de Educação enfatiza que para os alunos novos, em 2020, serão deixadas nas escolas, fichas de autorização que poderão ser preenchidas pelos responsáveis dos alunos, já no momento de sua matrícula, para não ficarem de fora do programa.

PrefeituraSinimbu
Reunião na manhã de hoje, dia 7, entre as Secretarias de Educação e Saúde de Sinimbu, junto com a técnica do Sesc, definiu detalhes do programa que será desenvolvido efetivamente no ano de 2020. (Aline Haag)