Esporte olímpico e paraolímpico está em destaque em Sinimbu

Publicado 13/08/2019 00:00

Através do projeto Sinimbu Mais Esporte e Inclusão, crianças, jovens, adultos e até mesmo idosos estão participando de práticas esportivas semanalmente.

Enquanto os olhares do mundo se voltaram para os Jogos Pan-Americanos, que terminaram no último final de semana, em Sinimbu continuam as oficinas do projeto Sinimbu Mais Esporte e Inclusão. Com práticas de esporte olímpico e paraolímpico nas modalidades basquete, vôlei, atletismo e tênis de mesa, as atividades estão integrando crianças, jovens, adultos e até mesmo o público da terceira idade. O projeto conta com recursos do Edital do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte, do Governo do Estado, com apoio da Prefeitura Municipal de Sinimbu através da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, Escas e Emef Nossa Senhora da Glória.

As atividades do Sinimbu Mais Esporte e Inclusão iniciaram em maio. Desde então, atividades estão sendo realizadas semanalmente. Nas terças-feiras pela manhã acontece o Tênis de Mesa para o público da Terceira Idade. Já nas quartas-feiras o projeto promove o Tênis de Mesa Infantil e Juvenil, Atletismo Infantil e Juvenil, Tênis de Mesa Inclusivo, Atletismo Inclusivo e a Corrida de Rua com Funcional. Já nas sextas-feiras, o projeto promove o Vôlei Masculino, Vôlei Feminino e o Basquete Masculino.

ENTENDA

Por meio do edital nº 08/2018 da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (hoje, Secretaria de Esporte e Lazer), 15 projetos de Pessoas Físicas receberam R$ 30 mil cada, totalizando R$ 450 mil. Entre os contemplados está o projeto de Sinimbu, inscrito pelo Assessor de Projetos da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu, Lucas Hinterholz.

Os projetos foram analisados pela Câmara Técnica do Pró-Esporte/RS e escolhidos entre 43 pré-selecionados dos 73 inscritos. O Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte foi previsto por lei em 2012 e regulamentado por decreto em 2017, com projeção de orçamento para 2018 e 2019. O edital valorizou, com pontuação adicional, os projetos que envolvem atividades direcionadas a pessoas com deficiência, altas habilidades e/ou super dotação, fator que foi determinante no resultado.

Ping Pong para a terceira idade é uma das oficinas desenvolvidas através do Sinimbu Mais Esporte e Inclusão.