Sinimbu segue sem focos do mosquito Aedes Aegypti

Publicado 04/07/2019 00:00
Atualizado 04/07/2019 15:12
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Monitoramento constante é feito para que as larvas não se proliferem. Comunidade precisa continuar atenta para manter o município livre da Dengue, Chikungunya e do Zica Vírus.

A Prefeitura Municipal de Sinimbu, através da Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, continua em alerta para manter o município livre do mosquito Aedes Aegypti. Além de transmitir a Dengue, o mosquito também é também é transmissor da Chikungunya e do Zica Vírus. Vistorias semanais estão sendo feitas em pontos estratégicos, para garantir que as larvas do Aedes não se proliferem.

Conforme o vigilante sanitário, Gerson Wojahn, Sinimbu ainda é considerado não infestado, pois até o momento não foram registradas larvas deste mosquito. “Mantemos em Sinimbu uma vigilância constante nos possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. Contamos com cinco pontos de monitoramento, que são visitados semanalmente”, revela.

Gerson lembra que cabe a população manter o município livre desse mosquito não deixando água parada. “Toda semana visitamos os cemitérios do centro de Sinimbu, por exemplo. Por lá, analisamos todos os vasos para evitar água parada. Muitos vasos já estão furados e quando necessário, furamos os que não estão. Estamos fazendo esse trabalho desde 2015, quando o Ministério da Saúde instituiu uma Portaria que regulamenta e determina esse trabalho de prevenção”, explica.

No caso dos cemitérios, por exemplo, o vigilante conta que um problema específico são os plásticos em volta dos vasos. Segundo ele, esses plásticos são um enfeite colocado pelas famílias ou por quem vende as flores. Porém, Gerson lembra que é importante a comunidade se conscientizar de que é preciso tirar esse plástico, pois o mesmo acumula água. Se cada um fizer a sua parte, seja nos cemitérios, ou em suas casas ou propriedades, evitando água parada, Sinimbu continuará livre do Aedes.
SAIBA MAIS

Uma vez que o Aedes Aegypti é o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, as formas de prevenção das três doenças são as mesmas e consistem no controle da proliferação do mosquito. É preciso evitar acumulo de lixo e eliminar os recipientes que possam acumular água. Colocar areia em vasos de plantas, fazer furos em pneus velhos, remover folhas e galhos de calhas, ter cuidado com a caixa d’água e com líquidos no lixo, são medidas preventivas importantes.
A dengue, quando em estágio grave, pode levar à morte. O vírus chikungunya provoca incapacidade através de infecções e febre, mas não causa hemorragias como a dengue, sendo menos fatal. Já o zika é associado pelo Ministério da Saúde aos inúmeros casos de microcefalia em bebês. Se alguém encontrar larvas do inseto ou tiver dúvidas quanto as formas de prevenção pode procurar o setor de Vigilância Sanitária do município, junto ao Posto de Saúde Central, ou pelo telefone 3708 1232

Cuidados básicos:

- Feche caixas d’água, tonéis, latões;

- Limpe com escovação todos os dias os bebedouros dos animais;

- Guarde garrafas vazias com o gargalo para baixo e em local coberto;

- Guarde pneus velhos em locais cobertos;

- Tire os pratos dos vasos das plantas;

- Mantenha desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;

- Mantenha as lixeiras fechadas;

- Se você tem piscina mantenha a água tratada o ano todo;

- Não acumule lixo ao redor da casa;

- Nos cemitérios fure os vasos das plantas, mantenha areia ou brita até a borda sempre e tire os plásticos que estão envolta dos vasos, pois um pequeno espaço com água já é suficiente para que o mosquito deposite seus ovos;

Importante: A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu lembra que caso alguém encontre larvas de mosquito em casa, deve despejar a água diretamente na terra e não em ralos ou tanques. A pessoa deve ainda limpar o recipiente com escovação, pois os ovos sobrevivem mais de um ano sem água.

Município realiza o monitoramento semanal de pontos estratégicos para evitar a proliferação do mosquito Aedes.